O conflito entre Israel e Palestina não deixa ninguém indiferente. Entre milhares de mortes, principalmente neste segundo território, fome e condições desumanas em que a maioria dos palestinianos vive, principalmente na Faixa de Gaza, faz com que se multipliquem, pelo mundo, iniciativas de apoio, contra a guerra. Em Lisboa, a próxima será a 13 de julho, domingo, nas Carpintarias de São Lázaro.
A Day of the Sunbird pretende ser “uma celebração da riqueza artística e cultural palestiniana, juntando vozes de artistas da Palestina e da comunidade internacional, cujo trabalho reflete o espírito de resistência coletiva”, diz a organização.
Ao longo do dia, o público vai poder participar numa programação pensada para todas as idades e interesses. Exposições, concertos, workshops, conversas, atividades para os miúdos e gastronomia vão-se juntar no mesmo espaço entre as 13 e as 23 horas.
O destaque vai mesmo para os momentos musicais. O público pode contar com um concerto coletivo onde músicos de várias origens, incluindo Milhanas, Cristina Clara e Diego El Gavi, “prestarão homenagem ao povo palestiniano”, acrescenta. O dia culminará com um coro de mais de 30 músicos locais a cantar em uníssono por esta causa.
“Mais de 40 artistas, músicos, escritores, poetas, chefs e ativistas de diferentes origens reúnem-se num gesto solidário, sem qualquer fim lucrativo, para partilhar a sua arte e reforçar a consciência coletiva sobre a situação humanitária na Palestina”, conclui.
Os bilhetes podem ser adquiridos online e custam 10€. O valor vai ser doado à ONG Seeds of Hope, que promove espaços de educação e apoio emocional a miúdos em Gaza.