No último fim de semana de setembro, entre 27 e 29, as tardes e noites nos jardins de Alvalade, Campo Grande e Campo Pequeno vão ser ainda mais especiais graças à primeira edição do Piano City Lisboa. O festival criado pelo músico alemão Andreas Kern já passou por Milão, Nápoles, Palermo, Lecce, Pordenone, Madrid e Atenas.
O programa inclui concertos de diferentes estilos: música clássica, jazz internacional, fado-jazz, jazz-flamenco, música eletrónica e música ambiente e mais relaxante. Também haverá participações de artistas nacionais e internacionais, pianistas consagrados e jovens talentos da Escola Superior de Música de Lisboa e da Academia Nacional Superior de Orquestra.
“O espírito deste festival é oferecer concertos ao vivo em ambientes, na sua maioria, inusitados, com uma atmosfera informal adequada para aproximar o piano de um público alargado de todas as idades, tanto conhecedores como principiantes, dispostos a deixar-se emocionar ouvindo — talvez pela primeira vez — o grande universo da música de teclado”, refere a organização.
A primeira edição arranca a 27 de setembro, pelas 19 horas, na Biblioteca Palácio Galveias, com a atuação de três músicos portugueses: a intérprete clássica Ana Beatriz Ferreira; Paulo Pacheco, que tocará “Uma Noite Portuguesa”, e Vasco Dantas, que interpretará “Fados, Folias e Outras Danças Portuguesas”.
Entre os artistas internacionais presentes em Lisboa, destacam-se os norte-americanos Uri Caine e Dan Tepfer; os espanhóis Rosa Torres Pardo, Sira Hernández, Moisés Sánchez, Alex Conde e Susana Gómez Vázquez; os italianos Andrea Bacchetti e Alessio Masi, Alessandra Ammara e Alessandra Toni.
Os locais escolhidos foram o jardim da Biblioteca Palácio Galveias, o Jardim dos Coruchéus e, por último, o Jardim Bordallo Pinheiro, povoado por emblemáticas figuras de animais em cerâmica colorida. Todos os espetáculos e atividades são gratuitos.