Música

Lisboa vai ter vários concertos gratuitos de Natal — reserve, as vagas são limitadas

Conheça os principais destaques desta programação especial que se irá dividir por vários locais.
O Gospel Collective vai atuar.

A magia do Natal já chegou a Lisboa com as tradicionais luzes que iluminam a cidade. A partir de 4 de dezembro, e até dia 19, a capital portuguesa vai receber vários concertos gratuitos numa programação que celebra o espírito natalício.

A iniciativa arranca no dia 4, pelas 21 horas, com um espetáculo do Gospel Collective na Igreja de Nossa Senhora da Graça. No dia 11, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus recebe um repertório de compositores portugueses e italianos interpretado pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat e uma orquestra especialmente criada para esta ocasião, dirigida pelo maestro Cesário Costa.

O Museu de Lisboa – Palácio Pimenta recebe, a 17 de dezembro, Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico e as vozes do Ensemble Dan Luz Al Sol. Vão ser interpretadas obras populares na Península Ibérica e nas suas colónias, durante os séculos XVI e XVII.

Há também uma celebração conjunta com a Comunidade Hindu de Portugal. No dia 18 vai haver um concerto de homenagem a Rão Kyao no Templo Radha Krishna.

A 10 de dezembro, há um espetáculo especial de homenagem a Cesária Évora, o maior ícone da música cabo-verdiana. O Coliseu dos Recreios vai receber 12 músicos de diferentes países que acompanharam a artista e seis vozes que a cantaram, como Tito Paris ou Emílio Moret.

Não perca ainda a atuação de Teresa Salgueiro no Cinema São Jorge, a 19 de dezembro. As melodias do passado vão misturar-se com arranjos musicais criados especificamente para a guitarra clássica de José Peixoto, o acordeão de Fábio Palma, o contrabaixo de Sofia Queirós ou as percussões de Rui Lobato.

Estes dois últimos eventos vão ser de cariz solidário: vão servir de pontos de recolha para bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene a favor da União Audiovisual. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer um donativo. Para os restantes concertos, a entrada é livre, mas limitada à lotação de cada um dos espaços. Por isso, é necessário o levantamento prévio de bilhetes em cada local no dia da performance. O programa Natal em Lisboa é promovido pela EGEAC, da Câmara Municipal de Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT