Música

As lojas Minipreço são o novo palco dos artistas emergentes durante a pandemia

O projeto Músicas de Fundo vem dar visibilidade à cultura. Lila, Co$tanza e Amaura são alguns dos nomes que vai ouvir nos próximos tempos.
Aqui estão eles.

O mundo continua a viver tempos de exceção por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso mesmo, muitas são as áreas que se tentam adaptar para conseguirem sobreviver. O caso da música é um deles. Com as salas fechadas, por uma questão de saúde pública, os concertos convencionais tornaram-se completamente inviáveis. 

As consequências da pandemia têm sido particularmente graves para a vida dos artistas e profissionais que trabalham na área da cultura e que, mesmo cumprindo todas as regras, se veem impedidos de trabalhar. Felizmente, existem marcas com uma enorme responsabilidade social e que fazem questão de apoiar os mais pequenos em alturas tão difíceis como esta.

É o caso do Minipreço, que desde o início da pandemia tem feito tudo para ajudar instituições de solidariedade, pequenos negócios e produtores nacionais. No âmbito do “Movimento Mini Gestos Solidários”, a marca apoiou e continua a apoiar milhares de pessoas através de apoio alimentar e bens de primeira necessidade. O projeto tem apoiado dezenas de setores e, desde o último mês de 2020, foca-se também na área da cultura.

Este desafio criado pelo Minipreço foi lançado aos portugueses em abril, apelando a que todos dessem a conhecer os muitos gestos que concretizam diariamente e que podem inspirar outros. No fundo, até as mais pequenas ações podem fazer toda a diferença na vida de outra pessoa. Foi assim que nasceu o projeto Músicas de Fundo, cujo objetivo é dar visibilidade nas lojas Minipreço ao trabalho de artistas nacionais emergentes que perderam os seus palcos por força do vírus. 

“Num contexto em que menos de 1 por cento do Orçamento do Estado vai para a cultura e mesmo com a abertura gradual de alguns mercados, os músicos emergentes continuam a ser afetados, detetámos uma boa oportunidade de ajudar um setor que está diretamente ligado às pessoas e onde podíamos fazer a diferença”, explica Ricardo Torres Assunção, diretor de Comunicação e Publicidade da DIA Portugal.

Assim, numa iniciativa inédita, as lojas Minipreço vão ter sempre música de fundo de artistas nacionais emergentes, entre os quais, Lila, Co$tanza, Catraia, Janeiro, Amaura, Marvel Lima e Gohu. O objetivo, esse, é claro: fazer com que estes artistas encontrem nas lojas Minipreço um veículo de divulgação dos seus trabalhos, para que os clientes possam ouvir e conhecer as suas músicas.

A insígnia de proximidade está ainda a utilizar as suas plataformas digitais, redes sociais e outros meios para divulgar esta ação e aumentar o seu sucesso. Foi criado um site onde encontra mais informações sobre os músicos e uma playlist no Spotify com as 18 músicas destes artistas emergentes que estão a passar nas lojas.

Também pode assistir aos concertos online destes artistas

Os concertos e espetáculos online gratuitos vão continuar a fazer companhia a milhares de portugueses durante os próximos tempos. Lila, Co$tanza, Catraia, Janeiro, Amaura, Marvel Lima e Gohu vão atuar para si nos próximos dias e os concertos vão ser transmitidos no canal de YouTube e na página de Instagram e Facebook do Minipreço nos fins de semana 23 e 24 janeiro, 30 e 31 janeiro e 6, 7 e 8 de fevereiro. 

O principal foco do “Movimento Mini Gestos Solidários”, está nos pequenos gestos de cada um, que podem e devem ser partilhados na página de Instagram @MiniGestosSolidarios, a plataforma dos mais bonitos gestos dos portugueses.

A iniciativa Músicas de Fundo foi criada pela agência criativa do Minipreço, a NOSSA, para “tentar mudar as mentalidades de alguns clientes e o seu sentido de responsabilidade em determinados assuntos”.

A seguir, carregue na galeria para conhecer os artistas nacionais emergentes (e as datas dos seus concertos online) que estão a ser apoiados pela campanha do Minipreço.

Este artigo foi escrito em parceria com o Minipreço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT