Música

Mais de 30 mil pessoas assistiram à abertura das Festas na Rua — um recorde

O concerto do Coro e Orquestra Gulbenkian encheu o Parque Vale do Silêncio, nos Olivais, na noite deste sábado, 7 de setembro.
Foi um sucesso. Foto: CML | Ana Sofia Serra

Antes das 21h30, deste sábado, 7 de setembro, o Parque Vale do Silêncio, nos Olivais, começou a ser invadido por uma multidão. Mais de 30 mil pessoas juntaram-se para assistirem à atuação do Coro e Orquestra Gulbenkian, que marcou o arranque da nova edição das Festas na Rua.

“Um recorde em seis edições do concerto que leva a Orquestra Gulbenkian e a música clássica a um dos grandes espaços verdes da cidade, este ano com o coro abrilhantar o espetáculo”, revelou a Câmara Municipal de Lisboa nas redes sociais.

Sob a batuta do maestro Cesário Costa, os 160 músicos apresentaram um repertório de peças corais e sinfónicas, incluindo árias de óperas célebres, como “Carmen” de Bizet, “Aida” e “Nabucco” de Verdi, além de “Madame Butterfly” de Puccini. O espetáculo ao ar livre que deu início às Festas na Rua, também proporcionou um “momento de celebração da tranquilidade e da boa energia”, salientou a EGEAC.

Até 29 de setembro, vários jardins, coretos, praças e lavadouros da capital vão ser animados com música, arte e dança, oferecendo uma programação cultural gratuita com múltiplos palcos ao ar livre. Este evento, promovido pela Lisboa Cultura/EGEAC, incluirá grandes concertos, três festivais dedicados a curtas-metragens, videoarte e piano, além de um desfile em torno da tradicional máscara ibérica.

De atuações musicais com orquestras e bandas filarmónicas a performances de artistas nacionais e internacionais, há uma série de espetáculos ao ar livre para aproveitar até ao fim de setembro. Depois do Coro e Orquestra Gulbenkian, a música clássica também vai invadir a Praça do Município, a 14 de setembro, com um espetáculo do compositor Rui Massena.

Na agenda dos próximos dias, destaca-se a continuidade da música clássica, que invadirá a Praça do Município no dia 14 de setembro, com um espetáculo do compositor Rui Massena. Além disso, o local receberá outros artistas portugueses, incluindo o concerto de António Chainho no dia 13, que assinala o encerramento da sua longa e prestigiada carreira, acompanhado por Carminho, António Zambujo, Marta Pereira da Costa e o Quarteto de Cordas Naked Lunch. Já no último fim de semana de setembro, no dia 28, uma conversa e um espetáculo celebrarão a diversidade da música portuguesa com artistas como Maro, Mayra Andrade e Criolo.

Outro destaque do evento será a música jazz, que se ouvirá todas as quintas-feiras em diferentes jardins da cidade. No dia 12, a fadista Cristina Branco e o pianista Mário Laginha unirão forças com a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal no Jardim da Quinta da Alfarrobeira, enquanto no dia 19, o Jardim da Quinta da Paz, no Lumiar, acolherá concertos do pianista João Paulo Esteves da Silva e da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Os finais de tarde de domingo serão preenchidos pelas performances de bandas filarmónicas, como a Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense no Jardim da Quinta das Conchas (dia 15), a Banda Musical e Artística da Charneca no coreto do Jardim do Campo das Amoreiras (dia 22), e a banda da ACULMA no coreto do Bairro do Condado (dia 29).

Além da música, outro dos pontos altos da iniciativa será o 16.º Desfile Internacional da Máscara Ibérica, agendado para 21 de setembro, no qual mais de 450 participantes, portadores destas tradições ancestrais, percorrerão as ruas de Lisboa, da Praça do Município até à Praça D. Pedro IV.

Já no âmbito do ciclo Cinema no Estendal, serão exibidas curtas-metragens nos Lavadouros do Pátio do Moca (dias 13 e 14) e do Lumiar (20 e 21). Nestes dias, haverá a oportunidade de ver uma seleção de filmes provenientes da competição nacional do Queer Lisboa, assim como outras produções nacionais e internacionais que celebram os 50 anos do 25 de Abril.

A programação culminará com a estreia do Piano City em Lisboa, no último fim de semana de setembro. Após passar por cidades como Berlim, Madrid e Nova Iorque, este festival dedicado ao piano apresenta mais de 30 concertos de artistas tanto consagrados como novos talentos. As apresentações dividir-se-ão entre o Palácio Galveias e os jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta e dos Coruchéus. A programação completa das Festas na Rua pode ser consultada online.

Carregue na galeria para ver as imagens do primeiro dia das Festas na Rua.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT