A cidade de Malmö, no sul da Suécia, foi a escolhida para acolher a 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, a decorrer nos dias 7, 9 e 11 de maio de 2024. Estocolmo, Gotemburgo e Örnsköldsvik também faziam parte da corrida para receber o concurso.
Para tomar esta decisão, a emissora sueca SVT e pela União Europeia de Radiodifusão (UER) avaliaram “as instalações do local, a capacidade de acolher milhares de delegações, equipas, fãs e jornalistas, além das infraestruturas da região, entre outros critérios”, foi revelado esta sexta-feira, 7 de julho.
A Suécia volta a organizar o festival após se ter confirmado como a favorita na edição de 2023. O país vitorioso somou 583 ppontos e conquistou a Europa com o tema “Tattoo”, interpretado pela cantora Loreen — que acabou de se tornar a primeira mulher a vencer a Eurovisão por duas vezes.
A artista sueca, filha de pais marroquinos, já tinha conquistado o concurso em 2012, quando se apresentou com a faixa “Euphoria”, escrita por Thomas G:son e Peter Boström. Desde então que se tem mantido no radar do festival.
Esta vai ser a sétima vez que o país nórdico recebe a Eurovisão. A primeira vez aconteceu em 1975, em Estocolmo, após a vitória dos ABBA com o tema “Waterloo”. Seguiram-se Gotemburgo, Malmö e novamente Estocolmo, em 1985, 1992 e 2000, respetivamente. Em 2013 e 2016, repetiu-se em Malmö e Estocolmo.