Após um hiato de 17 anos, Manu Chao, com 63, vai lançar um novo álbum. O cantor francês de origem espanhola divulgou, esta quarta-feira, 26 de junho, um dos singles que fará parte do “Viva tu”.
O último trabalho tinha sido o “La Radiolinda”, de 2007. Agora, o mais recente, vai contar com artistas como Willie Nelson e Laeti. Serão 13 faixas inspiradas nas viagens do cantor, com uma visão sobre o mundo atual, e cantadas em espanhol, francês, português e inglês.
O disco novo será lançado a 20 de setembro, contudo, já dois temas são conhecidos. O primeiro tem o mesmo nome que o álbum e foi dado a conhecer há cerca de um mês. Já o “São Paulo Motoboy” retrata os perigos, precariedade e sacrifício dos que trabalham diariamente a fazer entregas nas avenidas brasileiras.
“Vecinos en el Mar”, “Couleur du Temps”, “River Why”, “Heaven’s Bad Day (ft. Willie Nelson)” e “Tu Te Vas (ft. Laeti)” dão continuidade à lista. Seguem-se outros como “Coração no Mar”, “Cuatro Calles”, “La Colina” e “Lonely Night”.
Nascido em Paris numa família espanhola exilada, o cantor e músico adota várias línguas no seu trabalho artístico, que tem uma componente política marcada, desde os tempos da banda Mano Negra. Manu ganhou maior popularidade com o disco “Clandestino”, de 1998.
Ao longo da sua carreira, Chao já foi nomeado aos Grammys dos Estados Unidos da América e recebeu mesmo um destes prémios — mas na competição que se foca apenas nos nomes da música latina.
O maior sucesso da sua carreira é, sem dúvida, “Me Gustas Tu”, que conta com mais de 620 milhões de streams no Spotify. No YouTube, o áudio oficial tem 303 milhões de visualizações. “Bong Bong”, “Je ne t’aime plus”, “La Primavera”, “Me Llamen Calle” e “Me Duele” são outros dos seus maiores hits.
O artista tem três concertos agendados em Portugal em julho. O primeiro, já esgotado, acontece no Festival Contrasta, em Valença do Minho (13). Atua depois no Agit’Águeda, com entrada gratuita (16), e, por fim, no Seixal, no Festival de Maio (19).