Música

Manu Chao anuncia novo álbum em 17 anos e dois temas já são conhecidos

Será lançado em setembro. "Viva Tu" e "São Paulo Motoboy", em português, inauguram a lista dos 13 temas.
Um artista conhecido por todo o mundo.

Após um hiato de 17 anos, Manu Chao, com 63, vai lançar um novo álbum. O cantor francês de origem espanhola divulgou, esta quarta-feira, 26 de junho, um dos singles que fará parte do “Viva tu”. 

O último trabalho tinha sido o “La Radiolinda”, de 2007. Agora, o mais recente, vai contar com artistas como Willie Nelson e Laeti. Serão 13 faixas inspiradas nas viagens do cantor, com uma visão sobre o mundo atual, e cantadas em espanhol, francês, português e inglês. 

O disco novo será lançado a 20 de setembro, contudo, já dois temas são conhecidos. O primeiro tem o mesmo nome que o álbum e foi dado a conhecer há cerca de um mês. Já o “São Paulo Motoboy” retrata os perigos, precariedade e sacrifício dos que trabalham diariamente a fazer entregas nas avenidas brasileiras.

“Vecinos en el Mar”, “Couleur du Temps”, “River Why”, “Heaven’s Bad Day (ft. Willie Nelson)” e “Tu Te Vas (ft. Laeti)” dão continuidade à lista. Seguem-se outros como “Coração no Mar”, “Cuatro Calles”, “La Colina” e “Lonely Night”. 

Nascido em Paris numa família espanhola exilada, o cantor e músico adota várias línguas no seu trabalho artístico, que tem uma componente política marcada, desde os tempos da banda Mano Negra. Manu ganhou maior popularidade com o disco “Clandestino”, de 1998.

Ao longo da sua carreira, Chao já foi nomeado aos Grammys dos Estados Unidos da América e recebeu mesmo um destes prémios — mas na competição que se foca apenas nos nomes da música latina.

O maior sucesso da sua carreira é, sem dúvida, “Me Gustas Tu”, que conta com mais de 620 milhões de streams no Spotify. No YouTube, o áudio oficial tem 303 milhões de visualizações. “Bong Bong”, “Je ne t’aime plus”, “La Primavera”, “Me Llamen Calle” e “Me Duele” são outros dos seus maiores hits.

O artista tem três concertos agendados em Portugal em julho. O primeiro, já esgotado, acontece no Festival Contrasta, em Valença do Minho (13). Atua depois no Agit’Águeda, com entrada gratuita (16), e, por fim, no Seixal, no Festival de Maio (19). 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT