Tal como muitos jovens da sua geração, Benedita Gonçalves vai buscar a sua inspiração aos grandes artistas internacionais. A lista é previsível e começa com Harry Styles para seguir com as inevitáveis Taylor Swift e Olivia Rodrigo. Foi com uma canção desta última cantora que se apresentou na nova temporada do “The Voice Kids”, cujo primeiro episódio foi transmitido este domingo, 14 de abril, na RTP1. “Identifico-me muito com o estilo dela e com as letras”, conta à NiT.
A jovem confessa que “estava um pouco nervosa quando foi ao palco”, “o que é normal”, nota. A sua interpretação de “Driver’s License” convenceu os quatro jurados: Nininho Vaz Maia, Cuca Roseta, Carlão e Bárbara Tinoco. “Não estava nada à espera que os quatro quisessem que fosse para a equipa deles.”
Esta foi a primeira vez que Benedita participou no formato da RTP. Já tinha pensado em fazê-lo no passado, mas recuou perante a insegurança. “Este ano voltei porque me sentia preparada. Não fazia ideia de que ia passar nas audições e muito menos na prova cega com quatro cadeiras viradas.” O ano em que se esteve a preparar valeu a pena.
Além de ganhar, o seu objetivo no programa passa por partilhar o seu gosto pela música e tornar-se num exemplo para os espectadores. A cantora tem uma lesão medular que a deixou paraplégica, tudo por causa de um acidente de viação que sofreu com os avós quando tinha apenas 20 meses. “Quero levar os outros a seguirem os seus sonhos”, assume a jovem natural de Évora, que frequenta atualmente o oitavo ano.
Acima de tudo, quer encher a avó de orgulho, ou não fosse ela a primeira a motivar a jovem. “Ela sempre me disse que eu cantava muito bem e para me esforçar, porque podia descobrir um talento com o qual poderia vir a fazer coisas muito boas”, recorda. Ao início, desconfiou: os avós são, afinal, de elogio fácil — e, convenhamos, nem sempre totalmente sinceros. Mas a avó de Benedita não estava errada.
Para aprimorar as suas técnicas decidiu inscrever-se nas aulas de canto nos Salesianos de Évora quando tinha dez anos. “A minha avó tinha razão, mas eu nunca imaginei que a minha voz me pudesse levar ao ‘The Voice Kids’.”
O quarto e a sala de estar já foram trocados por palcos maiores. Ainda em 2023 participou num musical inspirado em “The Greatest Showman”. Coube-lhe cantar um dos temas mais difíceis do filme: “Never Enough”. Com o seu grupo, também já fez muitas outras apresentações para a escola toda. “Já tinha uma certa experiência.”
Também era habitual atuar nos grandes eventos de família, família essa que tem uma queda para as artes. O primo Gonçalo, por exemplo, canta fado. “Os meus pais e primos também sempre me incentivaram muito.”
Benedita pouco revela sobre a sua próxima apresentação — apenas sabemos que interpretará o tema de um artista pop internacional. Está, como seria de esperar, entusiasmada.