É inegável o impacto da música nas nossas emoções. Já todos vibrámos de alegria num concerto, emocionámo-nos com uma letra que nos lembra alguém, relaxámos ao ouvir alguma melodia e agarrámo-nos a determinada música num momento difícil. Mas então e as vacas? Será que para elas a música é também importante?
“As minhas meninas ouvem a música na ordenha, com o rádio que lá tenho, mas tem de ser música calminha”, conta o Sr. Eduardo, o famoso produtor de leite Terra Nostra, com quem a NiT já tinha falado sobre a sua próxima relação que tem com as vacas, num pasto da ilha de São Miguel, nos Açores. E a verdade é que este momento musical tem impacto.
Um estudo realizado pela Universidade de Leicester, em 2001, demonstrou que músicas com menos de 100 batidas por minuto têm um efeito tranquilizante. Isto resulta em comportamentos mais calmos, como maior tempo de ruminação e descanso.
E como a única coisa melhor do ouvir música na rádio, é assistir a um concerto ao vivo, a Terra Nostra quer proporcionar uma experiência inigualável às vacas do Sr. Eduardo — e, para isso, conta com a ajuda de uma das artistas nacionais mais reconhecidas. MARO, uma das artistas mais aclamadas do momento, a nível nacional e internacional, vai ser a protagonista de um concerto original, marcado para o próximo dia 12 de outubro. A cantora não podia estar mais feliz com esta ideia criativa.
“Foi uma surpresa incrível, até porque sempre quis fazer algo assim. Sempre tive uma conexão muito grande com animais, no geral, e poder juntar isso com outra das minhas grandes paixões, a música, parece-me um sonho tornado realidade”, conta à NiT.
MARO revela ainda que este será um concerto intimista — tal como é habitual nos seus espetáculos —, no qual vai embalar as vacas felizes com músicas do seu último e premiado álbum “Hortelã”, acompanhada apenas da sua guitarra. No entanto, haverá algumas surpresas. Afinal, as vacas poderão reagir aos temas interpretados por Mariana Secca.
“Sei que os animais reagem à música e já vivi vários momentos inesquecíveis por causa disso com cavalos, gatos ou cães. Espero que com as vacas seja igualmente — ou mais ainda — especial.”
Já do lado da marca, a escolha de MARO para esta iniciativa foi natural. “Só poderia ser ela a cantar para as nossas Vacas Felizes com a sua voz doce e única. De fundo, já conseguimos ouvir a sua melodia suave a ecoar pelas idílicas pastagens Terra Nostra, onde as nossas Vacas Felizes habitam em perfeita sintonia com a natureza e onde vai dar um concerto inusitado para as nossas protagonistas. Ao convidar a MARO, estamos a materializar a nossa dedicação à naturalidade, criando um momento de conexão profunda entre a arte e a natureza”, explica Yvan Mendes, marketing manager de Terra Nostra.
E se muitos estão a pensar que ouvir o tema “Saudade” num pasto verde com o azul do mar de fundo e as vacas à volta é um cenário idílico, preparem-se. A autora vai realizar uma cover pessoal da música das Vacas Felizes. Segundo a própria, este tema já vivia na sua cabeça há muito tempo, o que tornou todo o processo “mais giro ainda”.
Em São Miguel, o Sr. Eduardo não é único açoriano com as expectativas altas para este espetáculo: “As vacas são como as pessoas, gostam de ser bem tratadas. Elas vivem aqui nesta paz, com vista para o mar, acham que precisam mais do quê? Só de um concerto aqui para elas. Estão ansiosas”.
Com os pastos verdejantes dos Açores nos quais pastam livremente durante 365 dias por ano, estas vacas são também parte de um ciclo natural que assenta na sustentabilidade. Do bem-estar dos animais ao cuidado com o solo, sem comprometer a qualidade dos produtos que entregam aos consumidores, a Terra Nostra é líder nas práticas sustentáveis. Um compromisso que pretende manter com o lema …fazer o bem, bem feito”. Em 2024 foi até já reconhecida por várias distinções anuais, como o RepScore, BXS e de Valor Financeiro das Marcas em Portugal, com uma pontuação de 80,5.
Terra Nostra leva fãs ao concerto junto das vacas felizes
Se quiser assistir a este concerto verdadeiramente único de MARO, temos mais boas notícias. A Terra Nostra está a realizar um passatempo até ao dia 30 de setembro, em que vai oferecer quatro bilhetes duplos para ficar nas primeiras filas desta experiência.
Os vencedores terão ainda direito a conhecer pessoalmente o Sr. Eduardo e as suas 101 vacas. Mas há muito mais para descobrir nesta viagem. Além dos voos e estadia, a Terra Nostra vai levar os participantes a experienciar a gastronomia regional nos melhores restaurantes, visitar locais emblemáticos da ilha e, como qualquer bom anfitrião açoriano, levá-los a dar um mergulho no Parque Terra Nostra.
A participação não podia ser mais simples: basta comprar qualquer produto Terra Nostra Fatias, visitar o site do Concerto no Pasto e submeter a participação.
“Apenas a Terra Nostra poderia levar o bem-estar animal tão a sério que levaria um artista de renome nacional e internacional a tocar para elas. Parece-vos uma ideia inusitada? A nós pareceu-nos natural. Porquê? Porque desde há 70 anos que no nosso ADN está em fazer o Bem aos animais, aos produtores, ao planeta e às pessoas. Esta é a nossa essência”, explica Yvan Mendes.
O responsável acrescenta: “Quando está a escolher Terra Nostra na prateleira do supermercado, não está apenas a escolher queijo, leite ou manteiga. Está a escolher fazer parte de uma missão maior, uma missão que coloca o bem-estar, a sustentabilidade e a excelência em tudo o que fazemos”.
Ver esta publicação no Instagram