Três miúdos morreram e outras oito ficaram feridas (seis em estado grave) esta segunda-feira, 29 de julho, após um ataque com faca na cidade de Southport, em Inglaterra. Entre as vítimas mortais estava uma menina de nacionalidade portuguesa. Dois adultos também estão em estado crítico.
O crime ocorreu num centro comunitário onde decorria um evento de dança e ioga onde estavam presentes 25 miúdos. A iniciativa era inspirada nas canções mais populares da norte-americana Taylor Swift. Um jovem de 17 anos foi detido. Por enquanto, as autoridades afirmam que não foi um ato de terrorismo e a motivação “não é clara”.
A menina portuguesa, vítima do ataque, tinha nove anos. Alice Aguiar nasceu a 15 de outubro de 2014. Os pais são naturais da Madeira, mais especificamente da Quinta Grande. O cônsul-geral de Portugal em Manchester já falou com uma tia da miúda que afirmou que os pais “estão em estado de choque e incontactáveis”, afirma o secretário de Estado das Comunidades à “Lusa”, aqui citado pelo “Sapo”. Alice não ia à Madeira há dois anos.
“Foi com profunda consternação que tive conhecimento do indescritível ataque ocorrido ontem em Southport, no Reino Unido. Em meu nome pessoal, do governo de Portugal e do povo português expresso as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas e ao governo e ao povo britânicos”, escreveu o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no X (antigo Twitter).
Taylor Swift também já reagiu à notícia no Instagram, onde partilhou uma story onde se mostrava chocada com a situação. “O horror do ataque de ontem em Southport apodera-se de mim continuamente. Estou completamente em choque”, escreveu.
“A perda de vidas e de inocência e o trauma horrível infligido a todos os que lá estavam, às famílias e aos socorristas. Eram apenas crianças numa aula de dança. Não sei como transmitir as minhas condolências a estas famílias.”
Após o ataque, foi criada uma angariação de fundos online para ajudar o suportar os custos dos funerais das vítimas. Em cerca de 24 horas, foram arrecadadas mais de 121 mil libras (aproximadamente 143 mil euros).
Entretanto, William e Kate também já falaram sobre o assunto. “Como pais, não conseguimos imaginar o que as famílias, amigos e entes queridos dos mortos e feridos em Southport estão a passar neste momento. Enviamos o nosso amor, pensamentos e orações a todos os envolvidos neste ataque horrível. Agradecemos também aos socorristas que, apesar de se depararem com o cenário mais horrível, demonstraram compaixão e profissionalismo quando a comunidade mais precisava de vocês”