Música

A menina prodígio de 10 anos a quem Dave Grohl dedicou uma música

Nandi Bushell toca bateria como poucos e também dá uns toques na guitarra. Já é uma estrela no YouTube.
Só tem 10 anos mas toca como uma veterana

“Todos os super-heróis precisam de um tema musical. Aqui está um para ti”, escreveu Dave Grohl esta segunda-feira, 14 de setembro, no Twitter. No vídeo, o antigo baterista dos Nirvana e líder dos Foo Fighters interpreta — com a ajuda das filhas no coro — um tema composto por si e dedicado a Nandi Bushell. Mas o que é que tem de especial esta miúda de 10 anos para que um dos melhores músicos da sua geração tire parte do seu dia para lhe fazer um vídeo?

O enigma não é assim tão complicado de desfazer. O seu primeiro vídeo chegou ao YouTube há três anos. Nele, a pequena inglesa de Ipswich fazia uma jam session com o pai: ela na bateria, ele na guitarra acústica. Fã de rock à moda antiga, começou a ter os primeiros sucessos com covers de Nirvana, System of a Down ou Guns N’ Roses.

Os britânicos começaram a reparar no talento desta miúda que atacava a bateria com a energia de um profissional. Primeiro o Reino Unido, depois o resto do mundo. A fama acabou por levá-la ao programa de Ellen Degeneres, a subir ao palco com Lenny Kravitz e a receber uma guitarra assinada por Tom Morello, dos Rage Against The Machine — um dos seus ídolos. Mas nenhum destes momentos altos se equiparou ao que viveu e vive com Dave Grohl.

“Dave Grohl, desafio-te para uma batalha na bateria”, atirava a pequena miúda de totós, antes de se lançar numa cover brilhante do tema “Everlong”. “Cheque-mate”, disse no final. O desafio lançado em agosto foi visto quase três milhões de vezes. Grohl não se deixou ficar.

A resposta não demorou. Grohl ensaiou “Everlong” e revelou que já não tocava o tema desde que o gravou em 1997, antes de lançar o seu próprio desafio a Bushell: tocar o tema “Dead End Friends” dos Them Crooked Vultures — um projeto seu com Josh Homme e John Paul Jones.

“Vi todos os teus vídeos, vi-te na televisão e és uma baterista incrível. Estou mesmo lisonjeado por teres escolhido algumas das minhas músicas para os teus vídeos. Esta é a minha resposta ao teu desafio. A bola está do teu lado”, atirou.

Nandi viu, aprendeu, treinou e repetiu passo por passo o tema que Grohl lhe arremessou. “Os deuses do Rock riem-se”, terminou. Este poderia ser o fim da história, caso o músico norte-americano não decidisse que era o momento de tirar as teias ao seu talento para a composição.

Admirador confesso de Nandi, decidiu compôr o tema musical para esta heroína. Escreveu a letra, tocou guitarra e bateria e partilhou o vídeo que rapidamente se tornou viral, a segunda roda desta épica batalha de baterias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT