Música

Miley Cyrus acusada de plagiar canção de Bruno Mars com “Flowers”

A cantora terá copiado o refrão, a harmonia, a melodia, a progressão de acordes e a letra de “When I Was Your Man”.
Em causa está o tema do verão 2023: "Flowers"

Miley Cyrus está a ser acusada de ter plagiado elementos do refrão, da harmonia, da melodia, da progressão de acordes e da letra de “When I Was Your Man”, interpretada por Bruno Mars, para criar a sua canção “Flowers”.

O caso foi apresentado num tribunal em Los Angeles, nos Estados Unidos, esta segunda-feira, 16 de setembro, pela Tempo Music Investments, que detém parte dos direitos autorais da obra do cantor havaiano.

O tema da artista de 31 anos, lançado em janeiro de 2023, apresenta numerosas semelhanças com a canção de Mars, que data de 2013. O processo inclui também os co-autores Gregory Hein e Michael Pollack e alega que o tema “When I Was Your Man” foi copiado intencionalmente.

A acusação sustenta que “é indiscutível, dada a combinação de semelhanças entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não poderia existir sem ‘When I Was Your Man’”. Além disso, refere que Cyrus, Hein e Pollack geraram uma obra derivada de ‘When I Was Your Man’ sem a devida autorização”.

A ação judicial implica também vários responsáveis pela distribuição de “Flowers”, como a Sony Music Publishing, a Apple, a Target e a Walmart, entre outros. A Tempo Music Investments solicita ainda que a artista norte-americana e os seus colaboradores cessem a divulgação do tema.

O refrão criado por Cyrus, Hein e Pollack tem sido amplamente interpretado como uma resposta direta à letra da canção de Mars. “Flowers” já trouxe à cantora e atriz uma série de recordes e valeu-lhe os seus dois primeiros prémios Grammy: Gravação do Ano e Melhor Performance Pop a Solo.

Miley Cyrus já enfrentou alegações de plágio no passado; em 2018, foi acusada de ter replicado “We Run Things” (1988), de Michael May, na sua canção “We Can’t Stop”, lançada em 2013. O processo terminou em 2015, com um acordo que ascendeu a 300 milhões de dólares.

Bruno Mars não é citado no processo movido pela Tempo Music Investments e, nem ele, nem Miley Cyrus se pronunciaram sobre o mesmo até ao momento.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT