A 69.ª edição do Festival da Eurovisão, que este ano vai acontecer na Basileia, na Suíça, vai ter menos um país a concurso. Depois de ter falhado a qualificação para a final do ano passado, a Moldávia anunciou que não vai participar no concurso de música em 2025. Tudo porque as canções não tinham qualidade suficiente.
O anúncio foi feito na passada quarta-feira, 22 de janeiro, pela emissora TeleRadio-Moldova (TRM), após as audições para a Etapa Națională, o equivalente ao Festival da Canção em Portugal. Os temas dos candidatos não impressionaram o público, o que levou a organização a cancelar a participação.
“A seleção nacional deste ano mostrou alguns desafios, incluindo um decréscimo do interesse do público e da qualidade geral das músicas e das performances artísticas. Tal gerou uma perceção negativa entre especialistas e o público”, anunciou a televisão pública moldava.
Apesar de não ser fácil, é uma “decisão necessária no contexto atual”, após uma análise detalhada da “situação atual, assim como económica, administrativa e dos desafios artísticos”. Mesmo com a desistência, a Moldávia vai transmitir as duas semifinais e a final da Eurovisão, que acontecem entre 13 e 17 de maio, na Basileia. O representante português vai ser escolhido no dia 8 de março, na grande final do Festival da Canção.
A lista de candidatos conta com alguns artistas conhecidos entre os portugueses, nomeadamente Fernando Daniel, que vai interpretar “Medo”. Os temas podem ser ouvidos no canal de YouTube do Festival da Canção.