Wayne Coyne, vocalista dos The Flaming Lips, disse num concerto no passado domingo, 6 de outubro, que Nell Smith, com quem colaboraram, em 2021, num álbum de covers de Nick Cave, tinha morrido na véspera, dia 5.
A jovem britânica tinha apenas 17 anos e morreu no seguimento de um acidente de carro. O óbito também foi confirmado por Simon Raymonde, o dono da editora Bella Union com a qual Nell lançaria o primeiro álbum de estúdio em 2025. “Estamos chocados”, escreveu.
Smith trabalhou ao lado dos The Flaming Lips após ter conhecido Wayne em 2018, durante um concerto do grupo no Canadá. A artista popularizou-se em 2021 graças ao álbum “Where the Viaduct Looms”, onde estavam os tais covers de Nick Cave. Versões de “The Ship Song” e “Red Light Hand” tornaram-se virais nas redes sociais.
O projeto foi elogiado pelo próprio Nick Cave, que disse que a regravação favorita era a de “Girl in Amber”. “Esta versão é encantadora. Nell interpretou-a como eu nunca conseguiria”, disse ao “The Red Hand Files” em 2021. “Percebeu muito bem a canção e deu-nos uma performance linda e arrepiante. Sou fã.”