O cantor brasileiro, Sérgio Mendes, morreu esta quinta-feira, dia 5 de setembro, aos 83 anos. A notícia foi avançado pela família, esta sexta-feira, 6 de setembro.
A causa da morte não foi revelada, mas a nota da família refere que o compositor sofria de problemas relacionados com a Covid longa. O brasileiro estava em Los Angeles à data do acontecimento.
“A sua esposa e parceira musical nos últimos 54 anos, Gracinha Leporace Mendes, estava ao seu lado, assim como os seus amados filhos”, lê-se no comunicado.
Nascido em Niterói, no Brasil, em 1941, o cantor desenvolveu uma paixão pela música desde muito novo, em especial pelo jazz e, mais tarde, na bossa nova. Em 1964 mudou-se para os Estados Unidos com a mulher, numa tentativa de fuga à perseguição da ditadura militar.
Ao longo das seis décadas de carreira, gravou mais de 35 álbuns. O ano de 2023 marcou as suas últimas atuações, em Paris, Londres e Barcelona. Das muitas músicas que lançou, a “Mas que nada” foi a que atingiu maior sucesso e é, possivelmente, a sua música mais famosa.