Música

Morreu o músico e compositor japonês Ryuichi Sakamoto

O pianista de 71 anos lutava contra um cancro desde 2020. Foi autor de bandas sonoras icónicas como a de "Feliz Natal, Mr. Lawrence".

Ryuichi Sakamoto morreu na passada terça-feira, 28 de março, aos 71 anos, vítima de cancro. A notícia foi avançada este domingo através de um post na conta de Twitter do músico, com a legenda “Janeiro 17 1952 – Março 28 2023”. A morte foi confirmada à imprensa japonesa por representantes do músico. Para trás deixa um legado irrepreensível na música.

“Enquanto se submetia a tratamentos para um cancro descoberto em junho de 2020, Ryuichi Sakamoto continuou a trabalhar, sempre que a sua saúde o permitia. Viveu com a música até o fim”, disseram os representantes do músico.

Nascido em Tóquio e filho de um editor livreiro, começou a estudar composição aos 10 anos. As primeiras paixões foram os sons pop dos Beatles e o impressionismo de Debussy. Em 1978, com 26 anos, fundou os Yellow Magic Orchestra, um trio conhecido pela música eletrónica, ambientada em contexto pop, mas que acabou por terminar em 1984.

Lançou-se mais tarde a solo e foi aí que eternizou o seu trabalho com produções de bandas sonoras como a de “O Último Imperador” ou a de “Feliz Natal, Mr. Lawrence,” onde também foi ator, ao lado do protagonista David Bowie.

Em dezembro, transmitiu em streaming um espetáculo que acabou por ser o último da sua carreira. Nele, Sakamoto interpretou 13 composições, assim como música do disco que seria editado em janeiro, o “12”. Devido à fragilidade física, tocou uma peça de cada vez, ao piano, sendo o resultado final editado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT