Música

Morreu Phil Spector, um dos maiores produtores de sempre (e assassino condenado)

Mudou a história da música mas estava detido há 11 anos pela morte de uma atriz. Vários meios adiantam que estaria infetado com Covid-19.
No julgamento.

Morreu Phil Spector, outrora considerado um dos maiores produtores musicais do mundo e que passou os últimos anos detido por homicídio, um crime que sempre negou.

Spector estava numa ala hospitalar para a qual tinha sido transferido da prisão depois de ter sido alegadamente diagnosticado com Covid-19, adianta a “Sky News”. Segundo o canal, Spector, que tinha 81 anos, revelara melhorias face à doença mas teve uma recaída inesperada. No entanto, a causa oficial da morte continua por divulgar pelo Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia, onde estava preso desde 2009.

Nesse ano, o produtor foi condenado a pelo menos 19 anos sem direito a liberdade condicional, pelo assassinato da atriz Lana Clarkson. Apesar da sentença, Spector manteve a sua alegação de inocência, dizendo que a atriz, que conheceu horas antes numa discoteca, se teria suicidado na sua mansão após terem passado a noite juntos, em 2003.

Spector deixou um impacto na música que poderá ser difícil de apurar ou calcular. Além do toque mágico óbvio, em discos como “Let it Be”, dos Beatles, e temas como “You Lost That Lovin ‘Feeling”, dos Righteous Brothers, o compositor nascido no Bronx, EUA, era um produtor completamente diferente dos restantes: intervinha, compunha, acrescentava e mudava as músicas para melhor, segundo os músicos que trabalhavam com ele.

Foi ainda responsável por criar um método de produção, o Wall of Sound, que terá mudado a forma como milhares discos foram produzidos desde então. Este sistema tem a ver com a criação de uma muralha de som com vários instrumentos gravados em conjunto, em muro, criando um efeito inédito. Além disso, trabalhou com vários grupos femininos dos anos 60 e colaborou com nomes tão díspares como os The Ramones ou Leonard Cohen.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT