Música

Morreu Steve Albini, produtor que trabalhou com Nirvana e que iria atuar em Portugal

O artista tinha na agenda uma atuação no Primavera Sound Porto em junho, ao lado dos Shellac, banda que ele próprio formou.
Tinha 61 anos.

Morreu esta terça-feira, 7 de maio, o músico e produtor Steve Albini, aos 61 anos. O artista foi vítima de um ataque cardíaco. A notícia foi avançada esta quarta-feira, pelo site “Pitchfork”. 

Steve Albini era conhecido principalmente pelo seu trabalho enquanto produtor. Foi responsável por vários discos de sucesso, como o “In Utero” dos Nirvana, “Surfer Rosa” dos Pixies e “Rid of Me” de PJ Harvey.

Também ajudou a fundar algumas bandas de punk, como os Big Black, que estiveram ativos entre 1981 e 1987. Durante este período, editaram dois álbuns de estúdios e dois EPs, tendo influenciado o rock industrial.

Depois da separação formou os Rapeman em 1987, cuja existência também foi curta — apenas lançaram um álbum, “Two Nuns And A Pack Mule”, em 1988. Desde 1992 que estava nos Shellac, ao lado de Bob Weston, baixista e Todd Trainer, baterista. Este último grupo tinham uma presença assídua no Primavera Sound Porto e vinham cá atuar mais uma vez a 8 de junho. É provável que o concerto seja cancelado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT