Música

Morreu Tom Verlaine, um dos nomes mais influentes do punk rock. Tinha 73 anos

Foi vocalista e guitarrista dos Television, a primeira banda a apresentar-se na emblemática sala de concertos CBGB, em Nova Iorque.
Tinha 73 anos.

Tom Verlaine, vocalista e guitarrista da banda punk Television, morreu este sábado, 28 de janeiro, aos 73 anos. A notícia é avançada pelo “The New York Times”, que cita como fonte Jesse Paris Smith, filha de Patti Smith, artista próxima e ex-namorada do músico.

O guitarrista morreu na cidade de Nova Iorque, junto dos amigos próximos, após uma “breve doença”. “Tom Verlaine passou para o além que a sua guitarra sempre insinuou. Foi o melhor guitarrista de rock and roll de todos os tempos e, como Hendrix, podia dançar das esferas do cosmos ao rock da garagem. Isso exige uma grandeza especial”, escreveu Mike Scott, do The Waterboys, na rede social Twitter.

Nascido em 1949, Thomas Miller adotou o nome artístico de Tom Verlaine e foi uma das figuras fulcrais da cena punk e art-rock nova-iorquina da segunda metade dos anos 70. Os Television foram a primeira banda a apresentar-se no CBGB, sala de concertos que se tornou emblemática em Nova Iorque, onde também tocaram artistas como Blondie, Ramones, Patti Smith e Talking Heads.

O álbum de estreia dos Television, “Marquee Moon”, lançado em 1977, é considerado um dos discos mais importantes da época, assim como um dos mais influentes do rock desde então. Segundo a revista “Billboard”, foi uma influência clara em artistas como Pavement e Jeff Buckley. Em Portugal, a banda chegou a dar concertos em Lisboa e no Porto, em 2004 e 2014.

A par da banda, Tom Verlaine também lançou oito álbuns a solo, sendo o seu maior sucesso comercial o segundo, “Dreamtime”, lançado em 1981.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT