Música

Morreu Toto Cutugno, famoso cantor de “L’Italiano”

Intérprete do tema mundialmente conhecido, chegou a vencer a Eurovisão em 1990. Tinha 80 anos.
É um hino italiano.

“Deixem-me cantar, com uma guitarra na mão, sou um italiano”, cantava Toto Cutugno no tema que em 1983 se tornou num êxito mundial — e no seu tema mais famoso. O retrato fiel do típico italiano tornou-se na música que todos recordam quando se fala em Cutugno.

O músico italiano morreu esta terça-feira, 22 de agosto, noticioua a agência ANSA. A informação terá sido avançada pelo seu agente Danilo Mancuso, que confirmou que Salvatore Cutugno lutava há vários meses com uma doença.

O italiano, natural da Toscânia acabaria por não resistir à saúde débil e morreu no hospital onde estava internado em Milão. Para trás fica uma carreira que não se reduziu a “one hit wonder”.

“L’Italiano” fez sucesso nos anos 80, muito graças à popularidade conquistada três anos antes do lançamento do tema, quando venceu o Festival de São Remo com “Solo Noi”. Dez anos depois, em 1990, afirmava-se como o concorrente italiano ao Festival da Eurovisão, que acabaria por ganhar graças à música “Insieme”.

Porém, a vida de Toto haveria de girar quase sempre em torno de “L’Italiano”. O tema ganhou uma nova onda de popularidade quando, depois da vitória italiana no Mundial de 2006, quando Cutugno interpretou o tema num dos concertos das celebrações em Roma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT