Música

Morreu Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés

O músico tinha 61 anos e morreu em Lisboa, em casa, 17 anos depois de lhe ter sido diagnosticada Hepatite C. O último concerto da banda foi dia 4 de novembro no Coliseu de Lisboa.

Zé Pedro morreu hoje, aos 61 anos, vítima de complicações provocadas pela Hepatite C diagnosticada em 2001. Em 2011 fez um transplante de fígado e desde o início de novembro que estava novamente em tratamentos, mas não resistiu.

O último concerto dos Xutos & Pontapés — e a despedida de Zé Pedro dos fãs — foi no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 4 de novembro.

“Entrar em qualquer sala com lotação esgotada é maravilhoso. Os Coliseus têm uma magia muito própria e o concerto de ontem foi muito especial. Como sabem tenho andado na luta da vida com alguns problemas de saúde…
Tentei e tento dar sempre o melhor de mim.
O vosso carinho, o vosso amor, a vossa energia, toda a força que me transmitem é-me tão forte e vital que só posso humildemente agradecer…”

Com o Coliseu esgotado e os fãs a gritarem o nome do músico, já debilitado, Zé Pedro fez um post no Facebook a agradecer o carinho de todos. 

Zé Pedro fez parte dos Palma’s Gang, de Os Maduros e os Ladrões do Tempo. Fez rádio, televisão e até um pouco de moda.

Tinha 22 anos quando fundou os Xutos & Pontapés. Músicas como “Submissão” (que também cantava) ou “Não sou o Único” têm letras da sua autoria. A banda tem 13 álbuns de estúdio e milhares de concertos. Zé Pedro fundou, juntamente com Kalú, baterista da banda, o bar Johnny Guitar, poiso mítico da noite lisboeta que fechou em 1996 mas que durante vários anos foi paragem obrigatória para quem gostava de rock.

Várias figuras públicas já estão a reagir à morte do músico.

"As ondas que te empurram, as vagas que te esmagam, contra tudo lutas"Estamos sem vontade de nada.Obrigado Zé Pedro.Até Sempre.És e serás Eterno.

Publicado por The Gift em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

É tempo de ser em português…Hoje um dos mais influentes músicos portugueses resolveu partir :'(Foram muitos os que…

Publicado por Sensi em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

É com grave pesar que nos despedimos hoje do nosso amigo Zé Pedro.Grande Pessoa e enorme perda para a música portuguesa…

Publicado por Os GNR em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

 

 

 

RIP ❤ 😔 ” e quando as nuvens se abrirem, vais ver o sol brilhará “

 

Uma publicação partilhada por Blossom (@carolinadeslandes) a

 

Zé Pedro dos Xutos foi sempre um músico extraordinariamente simpático, afável e educado. Embora de uma geração a seguir …

Publicado por José Cid em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

Querido Zé Pedro, a tua generosidade, o teu bom coração e a tua música fizeram bem a muita gente, eu, incluída. Obrigada por tudo.

Publicado por Ana Bacalhau em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

para sempre nas nossas vidas 🙁

Publicado por Amor Electro em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

Abraço, Zé. Vamos sentir a tua falta mas viverás para sempre connosco nas memórias boas que guardamos tuas. Até um dia destes ❤

Publicado por Carlão em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

A página oficial dos Xutos & Pontapés também publicou uma homenagem a Zé Pedro:

Queridos AmigosO nosso Zé Pedro deixou-nos hoje.Foi em pazAs cerimónias fúnebres serão sábado ao princípio da tarde

Publicado por xutos em Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT