Um ano após a morte da Sinéad O’Connor, aos 56 anos, um museu em Dublin, na República da Irlanda, recordou a data com a inclusão de uma estátua de cera em homenagem à cantora. No entanto, a escultura foi retirada da coleção na sexta-feira, 26 de julho, após suscitar polémica entre os fãs e familiares da artista devido às discrepâncias na sua aparência.
“Quando a vi, fiquei chocado”, relevou o irmão da artista, Josh O’Connor, à estação irlandesa RTE, expressando o seu descontentamento com a escultura, comparando-a a uma combinação entre um manequim exposto numa montra e um fantoche eletrónico de um programa de ficção científica.
Após a controvérsia, o National Wax Museum Plus, pediu desculpa à família de O’Connor e anunciou que iria desenvolver uma representação mais fiel da artista, famosa pelo sucesso “Nothing Compares 2 U”, uma versão da balada de Prince lançada em 1990.
“Em resposta aos comentários do público sobre a figura de cera, admitimos que a representação atual não se alinhava com os nossos elevados padrões nem com as expectativas dos fervorosos admiradores de Sinéad”, sublinhou a instituição.
Paddy Dunning, o diretor do museu e amigo de longa data da cantora, enfatizou que Sinéad “merecia uma homenagem mais digna”.
Sinéad O’Connor morreu na sua residência em Londres, de causas naturais, a 26 de julho de 2023. Considerada uma das cantoras mais icónicas da República da Irlanda, a sua morte levou milhares de fãs às ruas da sua antiga cidade durante a cerimónia fúnebre, que contou com a presença do antigo primeiro-ministro britânico Leo Varadkar, do presidente Michael Higgins, bem como de figuras públicas como Bono (dos U2) e Bob Geldof (dos Boomtown Rats).
A wax sculpture of Sinéad O’Connor has been unveiled at the National Wax Museum in Dublin today pic.twitter.com/SP2EtkMWm4
— TheJournal.ie (@thejournal_ie) July 25, 2024
Leia também este artigo da NiT e recorde a vida atribulada e sofrida de Sinéad O’Connor, da morte do filho aos problemas de saúde mental.