Música

MusicLM: o projeto de inteligência artificial da Google transforma textos em música

A ferramenta é capaz de compor melodias de diferentes géneros a partir de descrições de texto.
Vai estar disponível em breve.

A inteligência artificial (IA) vai ser capaz de fazer coisas realmente incríveis, como transformar imagens em textos, ou até mesmo criar músicas e compor melodias a partir de descrições e pedidos em texto. Com o novo projeto da Google, esta última invenção já é possível.

A empresa apresentou esta semana o MusicLM, um novo sistema de inteligência artifical que é capaz de combinar diferentes elementos sonoros, instrumentos e géneros numa composição musical — e até pode transformar uma melodia assobiada em sons de instrumento. A IA foi treinada a partir de um banco de 280 mil horas de música e vai conseguir “gerar música de alta fidelidade a partir de descrições de texto como, por exemplo, uma melodia relaxante de violino junto a um riff de guitarra com distorção”, esclarece a Google. 

Esta novidade será capaz de compor “música a 24 kHz, que se mantém constante durante vários minutos”, ou criar uma fusão de reggaeton e música de dança eletrónica, por exemplo. 

Por enquanto, a MusicLM não se encontra disponível ao público geral, nem se sabe a data de lançamento, mas a empresa já divulgou o resultado de algumas das criações da ferramenta. Numa delas, a inteligência artificial criou uma melodia a partir de música eletrónica tocada em videojogos, música de meditação tocada ao lado de um rio, fogo e fogos de artifício. Pode ouvir o exemplo online. A ferramenta também vai poder compor a partir de pedidos mais, como um som “que reproduza a experiência de estar perdido no espaço”.

Contudo, a empresa admitiu que ainda existe um problema: o dos direitos autorais. “As questões relacionadas ao licenciamento da música IA ainda não foram resolvidas, e é possível que seja necessário obter autorizações para lançar músicas criadas por IA, assim como os músicos que dependem de samples”, explica a empresa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT