Quando os NAPA venceram o Festival da Canção com “Deslocado”, a 8 de março, as redes sociais encheram-se de reações negativas. Muitos afirmaram imediatamente que, com o tema, Portugal não chegaria à cobiçada final da Eurovisão — e parece que as casas de aposta também refletem esta preocupação.
No ranking do Eurovision World, a principal plataforma dedicada ao concurso musical que junta as apostas das várias casas, o grupo madeirense encontra-se na 33.ª posição, ou seja, a mais baixa na história do País. No final de março, o grupo aparecia em 28.º lugar.
O cenário é ainda pior quando se verificam os palpites da primeira semifinal, que decorrerá na Basileia esta terça-feira, 13 de maio, na qual os NAPA participarão. Nesse mesmo ranking, “Deslocado” ocupa a última posição (o 15.º lugar). Para passar à final, teria de estar pelo menos em décimo lugar.
Na primeira fase da Eurovisão, Portugal vai competir contra a Croácia (que está na 14.ª posição), Azerbaijão (13.ª), Islândia (12.ª), Eslovénia (11.ª), San Marino (10.ª), Bélgica (9.ª), Polónia (8.ª), Noruega (7.ª), Chipre (6.ª), Albânia (5.ª), Países Baixos (4.ª), Ucrânia (3.ª), Estónia (2.ª) e Suécia (1.ª).
Os madeirenses, porém, não se focam nas críticas e nas casas de apostas. “O que cabe a nós fazer é expor a melhor versão da nossa música”, contou o guitarrista Francisco Sousa à NiT. “O apoio que sentimos abafa de longe qualquer comentário negativo e menos agradável. Estamos felizes com o resultado e com a reação que estamos a ver nas redes. Há muitas pessoas a partilhar várias histórias e identificam-se muito com a mensagem que a canção transmite. Isso é que importa.”
Leia o artigo da NiT e conheça melhor a história do grupo cujo tema venceu o Festival da Canção 2025 — e que, pelo caminho, se tornou viral no TikTok.