Música

No concerto de Toy no Rock in Rio, quem vai escolher os temas é a plateia

Este concerto interativo é uma das grandes novidades do Super Bock Digital Stage. O músico sobe ao palco a 19 de junho.

De telemóvel em punho, a plateia vai chamar o António e, lá em cima, Toy irá obedecer às ordens dos espectadores. Será através de uma app que todo este concerto interativo será comandado.

A ideia assenta como uma luva no conceito do Super Bock Digital Stage, um palco virado para o mundo digital — que se  estreou no festival em 2018 e regressa agora com o dobro do tamanho. O artista português irá subir ao palco a 19 de junho, num projeto colaborativo que o levará a uma atuação com uma setlist por definir.

A ideia surgiu durante a pandemia, quando Toy participou em algumas iniciativas digitais. “Foi conversado com o Paulo Silva da ‘Revenge of the 90’s’ porque fizemos algumas coisas em streaming, com concertos digitais. A coisa funcionou muito bem e deu origem a esta ideia, que deve ter sido partilhada com a organização e surgiu o convite.”

Não é, portanto, uma experiência nova para o músico, que agora se vai aventurar com o apoio da banda. “Nesses concertos em streaming estava sozinho, as pessoas escolhiam, tocava e a coisa funcionava bem. Agora estarei com a banda, com uma estrutura diferente”, nota.

A setlist, claro, será feita pelo próprio e terá perto de 24 músicas que perfazem perto de uma hora e meia de concerto. “Tocaremos cerca de 12 e a ideia passa por colocarmos os temas um contra o outro”, explica. “Ou querem ouvir a ‘Chama o António’ ou a ‘Cerveja no Congelador’. Se tocamos uma, não tocamos a outra.”

Sobre a experiência, Toy é “honesto acima de tudo”. “O que mais gosto de fazer são concertos pré-delineados, com tudo preparado, com a setlist definida”, assegura, apesar de encarar com boa disposição o desafio. “É uma coisa engraçada para fazer de vez em quando, e o facto de ser no Rock in Rio dá-lhe ainda mais piada.”

Na antecipação do espetáculo, que vai colocar frente a frente alguns dos seus maiores êxitos — e deixar a plateia face aos dilemas da escolha —, Toy avisa que nessa mesma setlist estará já o seu novo single, “Vai ao Castigo”, com “uma sonoridade diferente da habitual”, num estilo mais rock.

O Super Bock Digital Stage será também palco para outros fenómenos digitais. Por lá irão passar nomes famosos do TikTok, do YouTube e não só: A Pipoca Mais Doce, Gilmário Vemba, Windoh, Team BRK, Nuno Agonia, Catarina Miranda, entre muitos outros.

“No último ano, o digital evoluiu o equivalente a cinco anos em apenas três meses. Isto fez-nos pensar no quanto se alterou desde a última edição do Rock in Rio”, explicou durante a apresentação do palco a vice-presidente executiva Roberta Medina. “Há que desmistificar alguns destes temas e é que o Super Bock Digital Stage se propõe fazer, mostrando o lado bom, o lado fun deste universo e as suas potencialidades.”

A área terá também direito a um Not So Secret Stage, um palco nos bastidores do cenário principal, onde muitos criadores de conteúdo poderão dar o seu contributo que será, depois, partilhado nas redes sociais. Um palco que “vem mostrar que o digital, ao contrário do que muitos dizem, não afasta, aproxima”, considera Roberta Medina.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT