Música

Novos apoios à cultura: 42 milhões e 30% de música portuguesa nas rádios

A ministra da Cultura anunciou a aprovação de um programa especial para tentar diminuir o impacto da crise provocada pela pandemia neste setor.
Apoios foram anunciados esta quinta-feira.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta quinta-feira, 14 de janeiro, a aprovação de um programa de 42 milhões de euros para apoiar a cultura. As medidas serão executadas a fundo perdido e não serão atribuídas através de concurso.

A iniciativa insere-se na primeira fase de um programa do Orçamento do Estado para 2021 que pretende apoiar o trabalho artístico no País. Os apoios destinam-se a salas de espetáculo, teatro, agentes e associações, assim como artistas, técnicos e autores.

Além disso, na música, a quota de produções portuguesas nas rádios vai subir para 30 por cento. O objetivo é divulgar os artistas portugueses e a música nacional.

Todas as pessoas que tenham um código do setor da cultura no IRS, irão receber 438,81€. Este é um apoio universal a todos os trabalhadores da cultura e “acumulável com outros apoios generalizados à restante população”.

Para o sector do cinema, destinam-se 1,4 milhões de euros, assim como o financiamento de seis obras de audiovisual e multimédia. De relembrar que o País entra numa nova fase de confinamento esta sexta-feira, 15 de janeiro, à meia-noite. Os serviços ligados à cultura estarão encerrados neste período.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT