Música

O australiano RY X vai regressar a Portugal para dois concertos

O músico vai atuar em Braga e Lisboa. Já escreveu singles para artistas como Drake, Black Coffee e John Legend.
Um deles já está esgotado.

O cantor, músico e produtor australiano RY X, vai regressar a Portugal ainda este ano, após ter atuado no nosso País pela primeira vez no festival NOS Alive, em 2019. RY X vai dar um concerto em Braga, no Theatro Circo, e o outro no Lisboa ao Vivo (LAV). Acontecem nos dias 26 e 27 de novembro, respetivamente-

Conhecido essencialmente pela canção “Berlin”, usado numa campanha publicitária da Sony, o artista produz música indie. O hit chegou aos tops em França, Alemanha e Reino Unido. Quando Sam Smith criou uma cover, o tema alcançou ainda mais popularidade. 

No centro das canções ou videoclipes, há sempre uma conexão com a natureza — com o mar, floresta ou montanhas. A vulnerabilidade é uma das temáticas recorrentes do artista, responsável por singles como ” All I Have”, “Only”, “Let You Go” e “Oceans”.

Ry Cuming, o seu nome de batismo, tem pisado vários palcos pelo mundo fora e já escreveu discos para Drake (“Sticky”), Black Coffee e John Legend. Além disso, já acumulou mais de mil milhões de reproduções online e recebeu discos de platina e ouro. Também já foi convidado a partilhar o seu trabalho no Nobel da Paz, em 2017

O álbum mais recente do artista chama-se “Blood Moon”, de 2022, e inclui temas criados durante a pandemia. Há 13 faixas e a masculinidade tóxica é o tema principal, contado por experiências do próprio. “Há conversas muito honestas e cruas neste álbum. Não se trata apenas da mesma pessoa, mas sim dos mesmos sentimentos, dos mesmos conceitos”, explicou na altura do lançamento. 

A primeira concerto, agendado para 26 de novembro, às 21 horas, no Theatro Circo (Braga), já tem lotação esgotada. Contudo, ainda há bilhetes para a atuação em Lisboa — estão à venda online e custam entre 31 e 35€. 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT