Há imensos locais para ver o pôr do sol em Lisboa, mas um deles tem uma vista especial: o Castelo de S. Jorge. Devido à localização, no cimo de uma das sete colinas da capital, é um dos sítios que aparece sempre na lista dos melhores spots para estar ao final da tarde. Como se isto não bastasse, a Praça de Armas deste monumento vai ter dois concertos grátis ao pôr do sol já no próximo mês.
Vista para a cidade e música portuguesa. Haverá melhor combinação? Apostamos que, se existem, são muito poucas — e é mesmo esta a aposta do Pôr do Sol no Castelo. Na quarta edição da iniciativa musical contar-se-á com “alguns dos nomes mais frescos do jazz, pop-rock, hip-hop e house”.
O evento arranca já na primeira sexta-feira de julho, dia 7, e prolonga-se durante as sextas e sábado do mês de agosto, das 19 às 20 horas. A entrada no Castelo de São Jorge é livre.
O primeiro concerto, a 7, está a cargo do trio de jazz Kolme, de Ruben Alves (piano), Miguel Amado (contrabaixo) e Carlos Miguel (bateria). Segue-se, a 14 de julho, o pianista Adrien Brandeis, que promete mostrar as suas influências contrastantes: jazz, música latina e clássica.
No dia seguinte, 15 de julho, os irmãos André e Filipe Cameira, ambos com formação em música clássica, sobem ao palco como Motherflutters, a sua banda pop. O quarteto de Ricardo Toscano (dia 22) e o cantor e compositor Benjamim (29) completam o alinhamento.
Já em agosto, será Núria Rito Pinto a dar as boas-vindas aos verão, com um DJ set que promete animar todos com a sua habitual energia tropical. A agenda continua com o TROL2000 (13 de agosto), Gijoe (20) e Agnes (27).
A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço. O levantamento de bilhetes deve ser feito no próprio dia, a partir das 18 horas, num máximo de dois por pessoa.