Música

O Festival ao Largo regressa ao Chiado com concertos e espetáculos de dança gratuitos

Pode contar com sonoridades internacionais, como o tango argentino, mas também portuguesas, como o tradicional fado.
O evento está de volta (e sem máscaras).

O Millenium Festival ao Largo está de volta ao Largo de São Carlos, em Lisboa, entre 15 e 30 de julho, após um período marcado pelas restrições da pandemia. A 14.ª edição será celebrada sem máscaras nem imposições relativas ao distanciamento social.

O evento conta com vários estilos de arte, como a dança — que abrirá o festival. Ao longo de três noites, a Companhia Nacional de Bailado sobe ao palco para apresentar diferentes peças que juntam a tradição à contemporaneidade. A primeira é “Concerto Barocco”, com coreografia de George Balanchine. Segue-se “Passo Continuo”, do italiano Mauro Bigonzetti (e com músicas de Bach). Termina com “Snow”, uma criação do português Luís Marrafa, que aborda o degelo provocado pelas alterações climáticas.

A oferta é ainda maior para os amantes de música. A 19 de julho, é a cantora Lara Martins que sobe ao palco para apresentar o seu mais recente projeto “Canção”, inspirado pelo tango argentino, pela música brasileira e pelo fado. No dia seguinte, será a Banda Sinfónica Portuguesa espalhar a música pelo largo, com um concerto festivo onde serão apresentadas peças que percorrem vários estilos, desde a música espanhola ao jazz.

A 22 e 23 de julho atuam a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos apresentado três obras de renomeados compositores brasileiros: “Fosca” de Carlos Gomes, “Bachiana Brasileira” de Heitor Villa-Lobos e “Maracatu de Chico-Rei”, de Francisco Mignone. Um alinhamento que celebra os 200 anos de independência do Brasil.

Tal como em 2021, também esta edição conta com a participação do programa Território V, a 26 e 27 de julho, que apresenta excertos de diferentes peças, como “Valse” de Marcos Morau.

O festival encerra nos dias 29 e 30 de julho com a participação, novamente, do Coro do Teatro Nacional de São Carlos acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, que desta vez apresentam “Carmina Burana”.

A participação no evento que decorre no Chiado, em Lisboa, é totalmente gratuita. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT