Música

O festival onde se ouve jazz ao pôr do sol vai regressar ao Parque de Monserrate

Os concertos vão acontecer todas as sextas-feiras e sábados, entre 6 a 28 de setembro, em Sintra.
Vem aí mais uma edição.

Depois do sucesso das duas últimas edições, os sons do jazz voltam a fazer-se ouvir no Parque de Monserrate, em Sintra, entre 6 e 28 de setembro, sob o mote “Natureza e Jazz com os pés na relva”.

A programação do Jazz em Monserrate é composta por oito concertos às 19 horas, coincidindo com o pôr do sol, que vão acontecer às sextas-feiras e sábados, revelou a sociedade Parques de Sintra no sábado, 8 de junho. Eduardo Cardinho, André Rosinha, Emma Frank, Jorge Rossy e Alexandre Frazão são alguns dos nomes que vão encher de jazz o Parque da Serra de Sintra.

A terceira edição arranca a 6 de setembro, com uma apresentação do quinteto do vibrafonista Eduardo Cardinho, que irá apresentar o seu mais recente projeto “Not Far From Paradise”. No dia seguinte, será a vez do contrabaixista André Rosinha, acompanhado por João Paulo Esteves da Silva (piano) e Marcos Cavaleiro (bateria), que i vão deixar “fluir a improvisação livre”, com influências da música clássica e estética lírica do jazz europeu.

Na sexta-feira, 13 de setembro, o quarteto da norte-americana Emma Frank subirá ao palco do relvado de Monserrate, seguido pelo quinteto de Filipa Franco no dia 14, que apresentará temas do seu projeto “Imagem”, de caráter caleidoscópico.

O Trio de Jazz de Loulé, que reúne os músicos António Quintino (contrabaixo), João Coelho (piano) e João Pereira (bateria), estará presente no dia 20, juntamente com o talentoso baterista e vibrafonista Jorge Rossy. No sábado (21 de setembro), o duo formado pelo pianista português João Bernardo e pelo guitarrista brasileiro Augusto Baschera se apresentará, buscando inspiração na música popular, erudita e jazz para refletir a junção de diferentes realidades, destaca a organização.

Os últimos dias do Jazz em Monserrate serão marcados pelas performances da cantora e compositora Margarida Campelo, que apresentará seu primeiro álbum solo, “Supermarket Joy”, no dia 27, e do quinteto liderado pelo baterista Alexandre Frasão, no dia 28.

Além dos concertos ao pôr do sol, o programa inclui espetáculos para famílias às 11 horas de sábado, e uma masterclass com Jorge Rossy no dia 21 de setembro, a partir das 14 horas. O evento abordará “a consciência dos papéis de cada artista na relação consigo próprio, com a banda, com a música e com o público”, bem como “qual o papel sociopolítico dos músicos de jazz, no passado, presente e futuro”.

A sociedade Parques de Sintra vai disponibilizar um serviço especial de transporte gratuito durante o festival, com início às 18 horas na estação ferroviária da Portela (lado sul), que segue depois para a estação de Sintra. No final dos concertos efetua-se o percurso inverso e basta apresentar o bilhete para o concerto dessa noite. Os ingressos para os concertos serão colocados à venda em breve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT