Música

O músico que toca piano suspenso a 10 metros do chão — todas as manhãs

As atuações de Alain Roche são verdadeiramente incríveis. No início do verão vai dar um concerto especial na Suíça.
Inacreditável.

Nem as temperaturas baixíssimas impedem que uma multidão se junte, todos os dias, em Munique (Alemanha) para assistirem ao concerto único do músico Alain Roche, que toca num piano pendurado por um guindaste — a 10 metros do chão.

“Solstício de Inverno”, assim se chama a peça que apresenta diariamente, faz parte do trabalho “Piano Vertical”. A atuação será repetida todos os dias até ao “Solstício de Versão”, o seu próximo projeto que deverá arrancar a 20 de junho com um concerto especial na Suíça, de onde o artista é natural.

“É inacreditável que ele consiga tocar assim, especialmente com este vento. É uma coisa única, alguém conseguir tocar piano pendurado numa grua é fantástico. A música também”, comentou Kurt Wagentrutz, um dos espectadores, aqui citado pela SIC Notícias.

Alain Roche inspira-se nos sons da natureza para compor as variações do tema. Todos os dias toca uma composição diferente (influenciada pelos barulhos que ouviu nessa madrugada).

“Tem sido ligeiramente alterada, consoante os sons da natureza que vou escutando e o que vou aprendendo diariamente a tocar ao ar livre, por vezes, em condições climatéricas extremas, com muito vento, gelo, neve e chuva. Tudo isto me convida e incentiva a transformar, a mudar a composição”, explica.

As alterações são subtis, mas não escapam aos ouvidos mais atentos. “Vim na semana passada e nota-se mesmo que há diferenças, pelos sons da natureza e pela forma como inspiraram o músico. Voltaria mais uma vez, de certeza”, contou Michaela Deller, uma fã assumida do pianista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT