A Ópera na Rua está de volta a Lisboa. Entre 23 e 25 de junho vai poder assistir a pequenas apresentações de 15 minutos da soprano Catarina Molder, no bairro da Mouraria.
As três atuações são inspiradas “na vida do bairro e dos seus habitantes”, como as suas preocupações, ansiedades, crenças, preconceitos, desejos e sonhos. A promotora Ópera no Castelo adianta ainda que “a rua é confidente, os vizinhos atores e figurantes e o bairro, simultaneamente, o palco e a plateia das nossas histórias”.
O projeto é liderado por Catarina Molder, que além da estrela das peças é também diretora artística e produtora da iniciativa. Durante as apresentações decidiu incluir o audiovisual como forma de levar esta arte que é a ópera mais além, cruzando a tradição do estilo musical com a contemporaneidade.
Todas as noites poderá ver duas atuações. A 23 de junho o primeiro espetáculo será às 21h30, na Rua da Guia. “Na Parreirinha” é o nome da curta peça, que será depois apresentada novamente às 22 horas.
Na noite seguinte, o formato mantém-se. A mesma peça é apresentada às 21h30 e 22 horas. Desta vez poderá apreciar o espetáculo “Vivências do Bairro”, no Largo das Olarias, cujo tema principal é a saudade.
Na noite de 25, a última peça representada e cantada é “Angélica”, que acompanha uma mãe mergulhada no desespero. Poderá viver o espetáculo às 21h30 ou, novamente, às 22 horas, no Largo da Achada.
As apresentações são gratuitas mas sujeitas a lotação e o uso de máscara é obrigatório. Poderá encontrar mais informações no site da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.