Música

Os Grammys vão passar a ter uma categoria para temas urbanos cantados em português

O troféu será dado a temas oriundos do Brasil ou Portugal. Para serem elegíveis, devem ter um estilo essencialmente urbano.
Alguns portugueses já ganharam um Grammy latino.

Os Grammys latinos anunciaram esta terça-feira, 21 de março, que vão adicionar novas categorias àquelas já existentes. Entre as novidades está uma que premiará a melhor canção de estilo urbano cantada em português. O troféu que tem um formato de um gramofone será entregue a temas do Brasil ou de Portugal.

Com a inclusão desta categoria, a Academia pretende dar resposta à crescente popularidade de temas portugueses, especialmente àqueles vindos do Brasil, onde se encontram nomes como Pabllo Vittar e Anitta, que este ano esteve nomeada ao troféu de Melhor Nova Artista nos Grammys norte-americanos.

Carlos do Carmo (2014) e José Cid (2019) foram ambos distinguidos nos Grammys Latinos, com o prémio Lifetime Achievement, troféu que premeia artistas com carreiras notáveis. Em 2021, Carolina Deslandes, Sara Correia e Salvador Sobral estavam nomeados nas categorias de Melhor Vídeo em Versão Longa, Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa e Melhor Engenharia de Som, respetivamente. No entanto, não saíram vitoriosos.

“A nossa prioridade é representar todos os compositores e cantores latinos. Estamos muito entusiasmados por podermos apresentar estas categorias que refletem a constante evolução da nossa música”, diz Manuel Abud, diretor-geral da Recording Academy latina, citado pelo site especializado “Variety”.

Para se candidatarem ao prémio, as canções criadas no Brasil ou em Portugal devem ter um estilo urbano ou misto, mas a primeira característica terá de ser predominante. Este ano, os Grammys latinos serão entregues em Espanha no mês de novembro — o dia específico ainda não foi revelado.

O termo “música urbana” é muito abrangente. Representa aquelas canções que se tornam populares nos ambientes, lá está, urbanos. Como exemplo temos o trap, rap, funk, hip-hop, R&B ou Reggaeton.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT