Música

Os Jardins Efémeros levam concerto de Ana Roxanne, DJ sets e muito mais a Viseu

A atuação da californiana é um dos destaques da 10.ª edição deste evento totalmente gratuito, contou à NiT a diretora artística.
Ana Roxanne. Fotografia de Rich Lomibao.

É oficial: os Jardins Efémeros estão de volta a Viseu. Na sequência da 10.ª edição da iniciativa, que arranca esta sexta-feira, 8 de julho, e se estende até dia 16, espaços icónicos da cidade, como a Sé Catedral ou a Igreja da Misericórdia, servem de palco a uma série de concertos, exposições, performances e DJ sets que não vai querer perder.

Da vasta programação, que inclui sete apresentações internacionais em estreia absoluta na Península Ibérica e 11 que acontecem em Portugal pela primeira vez, Sandra Oliveira, diretora artística do evento, destaca, em declarações à NiT, a atuação de Ana Roxanne (dia 8, às 22 horas, na Sé Catedral).

A californiana apresenta “Because Of a Flower”, o seu segundo disco, composto por temas inspirados em noções entrelaçadas de identidade de género, beleza e crueldade.

Visitar “Éden X”, uma plataforma online de discussão e deliberação para a qual contribuem escritores, artistas, cientistas, inteligências artificiais, plantas, cidadãos e outros, é outra das recomendações de Sandra. Vai poder explorá-la através de uma instalação na Praça D. Duarte. O projeto das irmãs Joana e Mariana Pestana e de Kevin Gallagher “ensaia um modelo social de organização não hierárquica e descentralizada da natureza, em que os elementos naturais são autogovernados por comunidades mais-que-humanas”. Poderá visitá-la na Praça D. Duarte.

O evento inclui cerca de 200 atividades relacionadas com as artes visuais, arquitetura, design, som, cinema, pólis, oficinas, mercados e literatura, que se espalham pelos vários museus, jardins, logradouros, capelas, edifícios públicos, privados e até devolutos de Viseu.

O programa completo destes Jardins Efémeros, de acesso livre, está disponível online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT