NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Música

Ozzy Osbourne e Black Sabbath dão “o maior concerto de heavy metal do mundo”

O espetáculo de despedida do músico britânico juntou 40 mil pessoas em Birmingham.

“Back to the Beggining” foi o mote para a despedida de Ozzy Osbourne e dos Black Sabbath. A banda voltou este sábado, 5 de julho, a Birmingham, onde tinha nascido em 1968, “para dar o maior concerto de heavy metal do mundo”. O espetáculo marcou a última presença em palco de Osbourne, que sofre de Parkinson desde o início dos anos 2000.

Aos 76 anos e fragilizado pela doença, Ozzy Osbourne conseguiu dar um concerto carregado de emoção. O cantor atuou no estádio Villa Park, inicialmente com os músicos que o acompanharam nos concertos a solo. Zakk Wylde na guitarra, Mike Inez no baixo, Adam Wakeman liderou o teclado e Tommy Clufetos a bateria. Durante esse primeiro momento, o artista trouxe alguns temas do seu álbum de estreia “Blizzard of Ozz”, de 1980.

Ainda a solo, Ozzy cantou “Mama, I’m Coming Home”, que acabou por se transformar num dos momentos mais impactantes do concerto. O cantor estava visivelmente emocionado e agradeceu, em lágrimas, aos fãs. “É tão bom estar aqui. Não fazem ideia do que sinto. Obrigado do fundo do coração”.

Os restantes membros dos Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, juntaram-se a Ozzy logo a seguir para interpretarem quatro temas que levaram os 40 mil espectadores a um estado de pura magia. Numa despedida épica, a banda decidiu tocar “War Pigs”, “Iron Man”, “N.I.B” e encerrar com “Paranoid”.

Os Black Sabbath são reconhecidos como os pais do heavy metal e, ao longo da carreira, venderam mais de 75 milhões de discos em todo o mundo. Todos os lucros do espetáculo foram repartidos igualmente entre as instituições Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.

O Back to the Beggining contou com outros nomes de peso do género, como Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Halestorm, Alice in Chains, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e um grupo que contou com Slash, dos Guns N’ Roses, Billy Corgan, dos Smashing Pumpkins, Jonathan Davis, dos Korn, Fred Durst, dos Limp Bizkit, Wolfgang Van Halen e Tom Morello, dos Rage Against the Machine.

Nuno Bettencourt fez uma homenagem especial durante o concerto a Diogo Jota. Leia o artigo da NiT.

O espetáculo foi transmitido em diferido, com um atraso de duas horas, e continuará disponível online durante 48 horas.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM