Música

Joca foi do palco do Rock in Rio ao sucesso no TikTok

O artista de 29 anos chegou às galas em direto do "Fator X" em 2013, mas mudou o rumo da carreira em 2021.
Está a ser um sucesso.

João Ribas, mais conhecido como Joca, tinha apenas três anos quando entrou num estúdio pela primeira vez, tudo graças a uma educadora de infância que reparou no seu talento. “Gostava imenso da voz dela e mostrei interesse na música por causa disso. Ela levou-me para o estúdio e percebeu que sabia cantar”, conta à NiT. Sem grandes expectativas, acabou por fazer backing vocals, a sua primeira experiência na área.

Os anos passaram, mas João nunca perdeu o gosto pela música. Atualmente a viver na Suíça, é um grande sucesso no TikTok, onde partilha vários vídeos com Bárbara, a mulher. A conta conjunta na plataforma tem 39,5 mil seguidores e mais de 600 mil gostos.

“O objetivo é levar um pouco do país à casa dos portugueses e mostrar como é a realidade àqueles jovens que podem querer sair de Portugal como nós. Mostramos o bom, o mau e como tudo funciona”, conta à NiT.

Depois de se ter mudado em 2021, tornou-se num dos artistas mais requisitados para tocar em restaurantes e hotéis. A primeira oportunidade surgiu em 2022, depois de um primeiro ano mais “complicado”. “Nem tinha tempo para pensar nisso”, recorda.

Já mais adaptado ao novo país, foi contactado por um amigo de Bárbara que percebeu que vimaranense tinha bons dotes vocais. Apresentou-o a um colega e, sem dar por isso, já estava a atuar em restaurantes e bares.

“Sempre que acabo muitas pessoas dão-me os parabéns e dizem que canto bem. As gorjetas também são ótimas”, brinca. Normalmente atua para mais de 50 clientes e ao seu lado tem sempre a mulher, a responsável por tirar fotografias e vídeos para mostrar nas redes sociais (e talvez para depois mostrar à primeira filha do casal que vai nascer em janeiro).

Antes de ir para a Suíça, Joca já não era um novato. Ainda jovem, fez parte de um grupo chamado Os Trovadores do Cano, onde o irmão também atuava. “Puseram-me a aprender a tocar cavaquinho. Foi o meu primeiro instrumento, mas depois também aprendi a tocar guitarra”, recorda.

Quando entrou para o quinto ano, os pais já estavam decididos de que era aquilo que João realmente gostava e, graças a isso, inscreveram-no no conservatório da cidade, onde esteve durante cerca de cinco anos. Todas estas experiências deram-lhe as bases de que necessitava, mas foi no final do secundário que foi catapultado para a fama, depois de ter participado no “Fator X”, em 2013. Embora tivesse concorrido sozinho, os jurados colocaram-no num novo grupo chamado X4U, que foi eliminado nas galas em direto.

@

♬ –

O facto de não terem vencido o programa não significou que tivessem sido esquecidos. Muito pelo contrário: ao longo dos anos, deram dezenas de concertos por Portugal. Quando um dos elementos saiu, mudaram o nome para Os Nova e foi sob esta identidade que lançaram um álbum, atuaram em todos os casinos de Portugal e cantaram no Rock in Rio Lisboa em 2018, no Digital Stage. O grupo chegou ao fim em 2021, devido à Covid-19. “Não estávamos a conseguir chegar ao público e decidimos afastar-nos”, lamenta o cantor de 29 anos.

Agora em Lausanne, João é o responsável de um edifício e trata da parte técnica e manutenções da empresa, enquanto Bárbara, de 24 anos, é personal trainer num ginásio do Holmes Place.

O casal mudou-se para a Suíça pouco depois de terem ficado noivos. “Vi que não tínhamos dinheiro para o casamento e pensei que talvez vir para este país não fosse uma má ideia. Em Portugal parecia-me impossível viver da música”, explica.

Embora ainda não consiga viver só da música, esse é um dos seus grandes objetivos. Por enquanto, conta com alguns singles em português que estão disponíveis em todas as plataformas de streaming. Embora o som do primeiro disco ainda não esteja definido, afirma que se identifica com a música de Fernando Daniel, Nuno Ribeiro, Bruno Mars, Ed Sheeran e The Weeknd. “É mais na onda da pop”, descreve.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT