Música

Pianista Maria João Pires internada em estado grave após sofrer queda violenta

A artista de 77 anos iria atuar em Riga, na Letónia, na noite do acidente. Caiu durante um passeio.
Tem 77 anos.

Maria João Pires, uma das pianistas mais famosas do mundo encontra-se atualmente internada em estado considerado grave, após uma queda violenta na Letónia. A artista portuguesa tem 77 anos.

A informação foi adiantada por Zane Čulksten, músico e diretor do Festival de Música de Riga Jurmala, que explicou que a pianista caiu durante a tarde de domingo durante um passeio pela cidade de Riga, onde encerraria o festival nessa mesma noite. Em declarações ao “Expresso”, a sobrinha da pianista afirmou que o acidente foi “muito grave”.

A artista foi então substituída por Mao Fujita, que atuara também no dia anterior no evento musical da Ópera Nacional da Letónia.

Maria João Pires é um dos maiores nomes do piano tanto no País, como internacionalmente. Nasceu em Lisboa a 23 de julho de 1944, e a sua carreira inicia-se no final dessa mesma década. 

Durante os mais de 60 anos de carreira, a pianista solidificou a sua posição como uma das principais intérpretes de artistas clássicos como Beethoven, Mozart e Debussy. Em 1970 ganhou o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven. Aos nove anos de idade, ganhou o prémio da Juventude Musical Portuguesa. 

A estes acrescem-se ainda várias distinções como o Prémio Pessoa, uma Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura do Governo português e até o prémio do Conselho Internacional da Música da UNESCO.

A conta de Facebook da pianista publicou uma atualização, onde refere que Maria João Pires “está bem”. O post adianta ainda que a artista lesionou o ombro, e que fará uma pausa durante algumas semanas antes de voltar às atuações previamente marcadas.

Notícia atualizada às 15h50.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT