Música

Pop Dell’Arte vão dar um concerto no Hard Club, no Porto

A banda criada em 1985 é conhecida pela sua genialidade e misturas sonoras transgressivas.
Uma das mais icónicas bandas portuguesas.

Os míticos Pop Dell’Arte regressam ao Porto, com concerto marcado para dia 29 de março, no Hard Club. O grupo composto por João Peste, Zé Pedro Moura, Paulo Monteiro e Ricardo Martins, criado em 1985, é caracterizado pelo seu vanguardismo icónico, que se encontra em vários dos seus discos — inclusive, o “Trangressio Global”, o mais recente trabalho da banda, lançado em 2020.

Misturando influências musicais díspares e contraditórias com poemas fonéticos de inspiração futurista, com evocações de Warhol, Duchamp e Picabia, referências cinematográficas a Fassbinder, Antonioni e Fellini, o quarteto promete continuar num registo de genialidade que lhes é característica.

O último disco da banda “Transgressio Global”, gravado e misturado entre 2017 e 2019, conta com 21 faixas, onde se visitam várias épocas históricas, que exploram várias sonoridades, mantendo sempre a identidade musical transgressiva dos Pop DellʼArte. Ao ouvi-lo, tanto é possível encontrar a poesia de Camões ou de Catulo, uma versão do clássico “El Derecho de Vivir en Paz” de Vitor Jara, bem como referências dispersas à mitologia greco-romana, a Michel Foucalt, a Arvo Pärt, a Picasso, aos Sex Pistols ou aos Doors.

No ano da sua criação, os quatro concorreram à segunda edição do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-vous. Apesar do prémio principal ter sido conquistado pelos THC (projeto ligado aos Xutos e Pontapés), ganharam o prémio de originalidade e, sobretudo, a atenção da crítica e uma legião de seguidores que os acompanhava por todo o lado onde tocavam — mantendo-se até hoje.

Os bilhetes podem ser adquiridos online, com o custo de 20€.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT