Os Queens of the Stone Age são os primeiros nomes anunciados para a próxima edição do CA Vilar de Mouros. A banda de Josh Homme será cabeça de cartaz, com uma atuação prevista para 21 de agosto — o primeiro dia do festival.
“A Song For The Deaf”, “Go With The Flow”, “The Lost Art Of Keeping a Secret” ou “I Appear Missing” serão certamente alguns dos clássicos que farão parte do alinhamento da banda norte-americana, que regressa a Portugal após ter atuado em julho do ano passado no NOS Alive.
O concerto no passeio Marítimo de Algés em 2023 fez parte da tour de apresentação do álbum“In Times New Roman…” e marcou o regresso do grupo. O vocalista passou por uma fase complicada que obrigou a banda a afastar-se dos palcos. Josh Homme foi diagnosticado com um cancro que foi removido “a tempo” graças a uma cirurgia, perdeu vários amigos próximos (como Mark Lanegan) e iniciou uma batalha legal pela custódia dos filhos contra a ex-mulher. O caso mantém-se e envolveu ordens de afastamento e acusações de violência doméstica.
No que toca à saúde, não foi a primeira vez que esteve próximo da morte. Em 2010, uma operação à perna não correu como previsto. As complicações espoletaram um ataque cardíaco e chegou a ser dado clinicamente morto. Este episódio inspirou-o a escrever “…Like Clockwork”, um dos álbuns mais acalmados dos QOTSA.
A banda formada em Palm Desert, na Califórnia (EUA) em 1996, ficou conhecida por popularizar o género stoner rock que até os anos 2000 não era muito conhecido. Desde aí foi sucesso atrás de sucesso.
O CA Vila de Mouros volta à aldeia de Caminha entre 21 e 24 de agosto. O festival minhoto promete levar ao palco outros nomes que em tempos encheram plateias. Agora, longe dos tempos áureos, continuam a provar que a sua música é intemporal — e esperam encher o recinto. Os bilhetes diários estão à venda por 50€ e os passes gerais custam 125€.
A estreia daquele que é considerado o primeiro festival de música em Portugal aconteceu em 1971, e ganhou o cognome de “Woodstock à portuguesa por muitos”. Na primeira edição, contou com nomes como Elton John ou Manfred Mann. O evento apenas sofreu uma pausa entre 2006 e 2014.