Música

Quem votou no líder do Chega! “não é bem-vindo” ao festival Amplifest

A afirmação é da própria organização, que não chega a dizer explicitamente o nome de André Ventura.
Vai decorrer em outubro.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito à primeira volta para um segundo mandato presidencial. No entanto, as presidenciais do passado dia 24 de janeiro ficaram marcadas, da campanha até à noite eleitoral, pelas notícias em redor do candidato que ficou em terceiro lugar.

André Ventura, líder do Chega!, partido conotado com a extrema-direita, foi um dos destaques da noite eleitoral ao conseguir os votos de meio milhão de portugueses. O pretexto para o Amplifest, festival de heavy metal que este ano voltará a ter a sua casa no Hard Club, no Porto, assumir publicamente que quem defende algumas das posições polémicas de André Ventura não será bem-vindo ao evento.

Foi nas redes sociais, em reação no dia a seguir às presidenciais, que a organização deu conta da sua posição: “Nunca pensámos ter a necessidade de escrever tal mensagem, mas depois dos resultados de ontem [domingo] aqui vai: a Amplificasom e o Amplifest são anti-fascistas. Nos nossos eventos NÃO há espaço para fascismo, LGBTfobia, racismo, sexismo ou aporofobia”.

Sem nunca nomear André Ventura ou o Chega!, a mesma mensagem diz ainda: “Se és um dos 500 mil que votaram no que votaram e tens bilhete para o Amplifest 2021, então, do fundo do coração, pedimos-te: não te juntes a nós em outubro, não és bem-vindo”.

Entre os comentários no Facebook as reações são bem diversas. Há quem declare tratar-se de “um tiro no pé” e quem saúde a declaração. “Não conhecia o evento e fico profundamente sensibilizada pela publicação, nunca somos neutros”, lê-se num dos comentários.

A edição deste ano do Amplifest está marcada para os dias 8, 9 e 10 de outubro. Os bilhetes para o festival custam 123€ e estão à venda online. Cult of Luna, Amenra e Capian são alguns dos nomes confirmados no cartaz.

Nunca pensamos ter a necessidade de escrever tal mensagem, mas depois dos resultados de ontem aqui vai: a Amplificasom e…

Posted by Amplificasom on Monday, January 25, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT