A sueca Loreen venceu a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção na noite de sábado, 13 de maio, em Liverpool, com 583 votos — mas os resultados revelaram-se uma desilusão para alguns dos concorrentes. Principalmente para La Zarra, a representante da França, que terminou a noite em 16.º lugar, com 104 pontos.
Enquanto Loreen foi popular entre os jurados de cada país, França conseguiu apenas 54 pontos. Contudo, La Zarra, que subiu ao palco com o tema “Évidemment”, estava claramente à espera de um aumento significativo com os votos do público.
A artista não aceitou bem a pontuação baixa da votação do público (50 pontos) e respondeu com um simples gesto: mostrou o dedo do meio para a câmara. Assim que a câmara apontou para a cantora, La Zarra olhou para a lente e acenou com a mão, dando a entender que o resultado não importava. Logo depois, levanta o dedo do meio como se fosse uma coreografia. Não foi preciso muito tempo para o vídeo do momento se espalhar pelas redes sociais.
Os jornalistas presentes no local também afirmaram que La Zarra não estava satisfeito com o resultado — que foi muito pior do que o esperado — e abandonou a sala ainda antes de ser anunciada a vencedora.
A cantora, que nasceu no Canadá e tem pais marroquinos, já se pronunciou sobre o gesto e confessa que foi mal interpretado. “Embora eu represente a França, também tenho uma cultura dupla. Não é um gesto negativo, pelo contrário, é apenas um gesto de decepção que usamos entre amigos”, disse à “BFMTV”.
Howling at the French middle finger response 🖕🏻: #France #Eurovision #Eurovision2023 pic.twitter.com/FMAl3Qx4tA
— Chris (@chris1701D) May 13, 2023