Música

“Rock em Stock”: o DJ set nostálgico para dançar (sempre a cantar) no Rock in Rio Lisboa

O histórico radialista Luís Filipe Barros vai passar música no dia em que tocam os Duran Duran e os A-ha no palco principal.
O festival arranca este sábado.

Entre as novidades a descobrir no Rock in Rio Lisboa deste ano encontra-se o palco Continente Chef’s Stage. Este é o espaço do recinto onde será servida comida sofisticada e irão acontecer iniciativas especiais. Os chefs que vão preparar menus para o festival de música são Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral.

Já no palco — a estreia de 2022 —, Ljubomir Stanisic irá receber convidados para promover diversos momentos ao longo do dia, nomeadamente centrados na alimentação sustentável, com alguma arte e entretenimento pelo meio. No Continente Chef’s Stage haverá ainda concertos de bandas de várias empresas, com curadoria do projeto Brands Like Bands. 

O mesmo palco recebe DJ sets de alguns dos nomes mais conceituados da rádio portuguesa. Entre eles encontra-se o histórico radialista Luís Filipe Barros, atual colaborador da NiTfm e autor do célebre “Rock em Stock”, que vai passar música a 25 de junho — no dia em que no Palco Mundo atuam os Duran Duran, A-ha, UB40 com Ali Campbell e Bush.

Luís Filipe Barros começou a fazer rádio no final dos anos 60 e afirmou-se progressivamente como um dos grandes divulgadores do rock em Portugal — contribuindo também para o boom do rock português e impulsionando-o como um género de música popular, num país ainda em ebulição após a revolução do 25 de Abril, mais habituado a consumir música tradicional.

Conduziu vários programas, passou por diversas rádios e jornais, estreou inúmeras bandas internacionais na rádio portuguesa, ganhou prémios, escreveu livros e co-produziu discos — notoriamente o álbum de estreia dos UHF, “À Flor da Pele”, mas também trabalhos de artistas como Street Kids, Frodo, Roxigénio e Go Graal Blues Band. Agora, com 73 anos, estará a passar alguns dos grandes hits dos anos 60, 70, 80 ou 90 no Rock in Rio Lisboa — ele que foi um pioneiro em Portugal na arte de passar música ao vivo.

Outros dos radialistas que irão passar música no palco do Continente Chef’s Stage são Paulino Coelho (que trabalha na Rádio Renascença), Carlos Ferreira e Bruno Dias, que foi DJ do clube Jamaica, no Cais do Sodré.

O Rock in Rio Lisboa acontece nos fins de semana de 18 e 19 de junho, e de 25 e 26 de junho. Além dos nomes já referidos, estão confirmados no cartaz do Palco Mundo os Muse, The National, Liam Gallagher, The Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Ivete Sangalo, David Carreira, Xutos & Pontapés, Post Malone, Anitta, Jason Derulo ou HMB.

No Galp Music Valley vão atuar nomes como Ney Matogrosso, Delfins, Bárbara Tinoco, Linda Martini, Mundo Segundo & Sam The Kid, The Black Mamba, IZA, Edu Monteiro, Moullinex & Xinobi e MC Rebecca. Já na Rock Street pode contar com performances de Jupiter & Okwess, Bombino, Paulo Flores & Prodígio, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Idiotape, Johnny Hooker, Titica, Sara Correia, Magdalena Bay, António Zambujo, Luca Argel, Izal e Miss Caffeina, Ego Kill Talent, Piruka com Jimmy P & Gama, Diego Miranda, Deejay Kamala, Zanibar Aliens, Blueyes (novo projeto de Wuant e Foxxy), José Cid e Francisco e El Hombre.

Windoh, Os Primos, Nuno Agonia, Pierre Zago, Miguel Magalhães, Lucas with Strangers, Pedro Gonçalves, Diogo Costa, Gabriel Ferreira, LookAlike, BCKappa, Team BRK, Favela Lacroix e Mary N são alguns dos que vão atuar no Super Bock Digital Stage. O humorista Gilmário Vemba vai apresentar uma performance com convidados: são eles Mónica Vale de Gato, Hugo Sousa e Alexandre Santos. Já Toy prepara-se para dar aquilo que é descrito como um concerto interativo. Mariana Bossy e 20Chatear vão ser os hosts deste palco.

Também vão ser produzidos podcasts ao vivo no Rock in Rio Lisboa. Catarina Miranda vai apresentar “Só Mais 5 Minutos”, Ana Garcia Martins e David Cristina vão estar em palco com “Pijaminha de Cenas” e Guilherme Fonseca e Rita da Nova levam “Terapia de Casal” ao festival do Parque da Bela Vista. As festas com curadoria de Rockline Tribe e It’s A Trap no Super Bock Digital Stage prometem ser outros pontos altos. Estão prometidas mais novidades no cartaz.

Já o Not So Secret Stage será um palco dentro do palco, nos bastidores, “onde ao longo dos quatro dias de festival vários produtores de conteúdos, influencers e celebridades digitais se encontrarão para comemorar o reencontro e alimentar os feeds das redes sociais com materiais exclusivos, onde o que acontece no backstage não ficará no backstage”, descreve a organização.

Os bilhetes adquiridos para as edições passadas, canceladas devido à pandemia, mantêm-se válidos. Ainda existem entradas disponíveis: os ingressos diários custam 74€, enquanto o passe de fim de semana fica a 121€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT