Marque na agenda: três domingos ao entardecer no jardim do Palácio do Sobralinho, para aproveitar sessões que fundem a poesia com a música jazz. Assim será a segunda edição do Speak Low em Vila Franca de Xira.
O evento estreia o seu primeiro domingo, a 25 de agosto às 18 horas. Com poesia de Cláudia R. Sampaio, José Anjos, Herberto Helder e Daniel Faria, será atuada por Cláudia R. Sampaio e José Anjos. A interpretação musical será fornecida por João Morais “O Gajo” na viola campaniça e por Carlos Barretto no contrabaixo.
Já a 1 de setembro, à mesma hora, será apresentado o projeto musical mao-mao, um espetáculo spoken word idealizado pelo escritor Valério Romão e pelo poeta e músico José Anjos. Os artistas inspiram-se em poemas chineses contemporâneos escritos por trabalhadores fabris. A apresentação conta com Pedro Salazar no baixo, Carlos Barretto no contrabaixo, Paula Cortes na voz e Sandra Martins no violoncelo como convidada especial.
A 8 de setembro, o evento fecha com a atuação de João Capinha Quarteto ao lado da atriz Joana Manuel. O projeto tem como inspiração o movimento Jazz Poetry criado pelo poeta Langston Hughes. O escritor, nos anos 20 em Nova Iorque, recitava os seus textos acompanhado por bandas de jazz. Capinha e Manuel aceitaram o desafio de cruzar música improvisada com texto falado, sem ensaio prévio, em alguns momentos do concerto.
O evento, organizado pela Inestética, pretende levar ao público uma experiência sensorial, numa ligação entre a música e a poesia. O bilhete diário tem um custo de 7,5€. A entrada para jovens e profissionais das artes do espetáculo terá desconto e ficará por apenas 5€. Os ingressos estão disponíveis no site da organizadora.