Música

Centenário de Amália Rodrigues vai ser assinalado com galas em Lisboa e Porto

Concertos vão reunir vários músicos e mostrar as diversas facetas artísticas da fadista.
Lembrar a diva

Os Coliseus do Porto e de Lisboa vão receber duas galas de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues. As cerimónias estão marcadas para, respetivamente, 4 e 9 de outubro.

Os dois espetáculos pretendem homenagear a fadista ao juntar num mesmo palco as diversas artes em que Amália se destacou. Para isso contarão com a presença de artistas como Cuca Roseta, Cátia Guerreiro ou Gonçalo Salgueiro, acompanhados por Pedro de Castro, André Ramos e Jaime Santos. A esta lista vão ainda juntar-se outros nomes que serão anunciados mais tarde.

Estas galas únicas são organizadas pela Fundação Amália Rodrigues e integram a programação das comemorações do centenário do nascimento da fadista. O objetivo dos espetáculos é ainda reforçar a riqueza e diversidade artística da obra de Amália, cuja obra inclui não só o fado e a interpretação como as suas facetas de poetisa e atriz.

“Vamos prosseguir com os festejos de um século de vida de uma mulher única com uma Gala apresentada no Porto e em Lisboa, para sentir, celebrar e renovar a vida e obra de Amália Rodrigues, com a certeza de que continuará a ser uma inspiração no presente e no futuro”, diz em comunicado o presidente da Fundação Amália Rodrigues, Vicente Rodrigues, acrescentando que com isto irá continuar “a missão de preservar, estudar e divulgar a vida e obra de Amália e cumprir a missão para a qual foi instituída por vontade da fundadora: ajudar os mais desfavorecidos”.

Os bilhetes para os espetáculos de Porto e Lisboa custam entre 30€ e 80€ e já estão à venda no site da Bol e nos locais habituais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT