Música

Salvador Sobral leva o jazz às Aldeias do Xisto com concerto gratuito a 10 de junho

O cartaz vai ter a participação de outros artistas, mas os nomes ainda não foram revelados.
Vai atuar no XJazz.

As pitorescas Aldeias do Xisto e a sua tranquilidade são o destino perfeito para um passeio rodeado de história e natureza verdejante. Apesar de serem calmas, não quer dizer que lá nada aconteça. Um dos maiores eventos é o XJazz, que se realiza desde 2012. Este ano, Salvador Sobral foi um dos artistas convidados para dar música à região. O concerto de abertura do vencedor da edição de 2017 da Eurovisão será a 10 de junho, no largo da Igreja Matriz da Aldeia do Xisto de Sarzedas, concelho de Castelo Branco.

Salvador Sobral, que será acompanhado por André Santos na guitarra, apresenta o seu mais recente álbum de estúdio, “bpm”, lançado em maio do ano passado. Foi a primeira vez que Salvador Sobral lançou um disco inteiramente composto por músicas originais.

“Tomo várias decisões nas diferentes áreas da vida durante as minhas insónias. Chamo-lhes IP (insónias produtivas). O nome do álbum é fruto de uma IP. Numa reflexão sobre a música e a vida, chego à conclusão de que o elemento mais forte que as une são os bpm (batimentos por minuto). É o que nos dá vida, os batimentos do coração, e é o que dá pulso à música, o que a faz viver. Lembro-me sempre que, quando estava no hospital, fazia vários eletrocardiogramas e, numa fase mais delicada, também havia um monitor que mostrava sempre os meus bpms. E isso, curiosamente, transmitia-me uma sensação de familiaridade. Os bpms eram algo que eu conhecia bem da música. Assim foi, ficou ali decidido que o disco chamar-se-ia bpm. Já pude dormir em paz. Pelo menos nessa noite.” É esta a história que o artista conta quando se recorda do que inspirou o título do álbum.

O intérprete de “Amar Pelos Dois” não será o único nome no cartaz do XJazz. No entanto, a organização mantém os restantes artistas em segredo. Adiantam, no entanto, que podemos esperar um nome internacional que joga com vários estilos, do wave à música cubana. As entradas são gratuitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT