Música

Scrape Needle: a nova loja de discos do Porto até tem um jardim

É o esconderijo perfeito para os amantes do vinil e vai organizar eventos musicais.
Fotografias da própria loja

Quando pensamos na pandemia, parece que tudo o que vemos são números de casos, doentes, hospitais, confinamentos e tudo o que de mau nos possamos lembrar. Apesar de esta ser a realidade dura que a Covid-19 nos trouxe, a verdade é que ainda há algumas novidades interessantes que podemos retirar desta fase menos boa.

Um bom exemplo disso é a Scrape Needle, uma loja de discos que abriu em abril, no Porto. Mais do que um simples espaço onde pode comprar discos — tanto novos como usados — tem um outro lado que vale a pena conhecer.

Instalada numa casa da Rua Antero de Quental, chama a atenção pelo seu jardim traseiro, onde pode descansar e ouvir boa música numa confortável cadeira ou até numa rede, para os mais ousados. Este é um espaço onde serão acolhidos eventos como showcases ou sessões de autógrafos.

O jardim das traseiras

A ideia de criar este projeto nasceu quando Josefina Fonseca, filha de um fadista e apaixonada por música, percebeu que faltava à cidade “lojas de nicho, dentro da música alternativa, que apostem mais na cena underground nacional e internacional”, explicou, citada pela “Time Out”.

Aqui a especialidade da casa é tudo aquilo que é menos conhecido ou mais de nicho, com especial foco em géneros como avant-garde experimental, folk rock gótico, pós-rock, doom metal, black shoegaze ou stoner rock. Se levar para casa algum exemplar, o café é oferta, o que é sempre uma boa oportunidade para aproveitar o tal jardim secreto. Para quem preferir, há sempre a hipótese de comprar através da loja online.

“Com a pandemia, fechados em casa, a música e a arte ajudaram-nos a manter a sanidade, portanto é muito importante termos mais espaços destes.”

A Scrape Needle está aberta de segunda a sexta-feira das 11 horas às 19 horas e ao sábado das 10 horas às 18 horas.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Antero de Quental, 330
    4000-081 Porto
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira das 11h às 19h
  • Sábado das 10h às 18h
  • Encerra ao domingo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT