Música

Se tudo correr bem, 2022 vai trazer 7 grandes novos festivais de música a Portugal

Os eventos musicais multiplicaram-se nas últimas décadas. Agora, a lista fica maior com o Sónar, Rolling Loud ou Kalorama.
Vem aí o Sónar Lisboa.

Portugal é um país de festivais. Ao longo do século XXI, os grandes eventos musicais multiplicaram-se e tornaram-se super populares no nosso País. Os festivais generalistas triunfaram, os eventos centrados em nichos específicos também.

Em 2018, segundo dados divulgados pela Aporfest — Associação Portuguesa de Festivais de Música, realizaram-se em Portugal 311 festivais. No total, terão mobilizado cerca de 2,7 milhões de espectadores. Claro que a maioria são de pequena dimensão ou não se enquadram exatamente no conceito que muitos temos de festivais, mas é um indício da enorme quantidade de eventos do género que têm ocupado o País, de norte a sul (e nas ilhas), ao longo dos últimos anos.

A pandemia, claro, travou esta tendência. Mas as novidades nunca deixaram de ser anunciadas. Vários festivais que se iam estrear em 2020 em Portugal estão agora marcados para 2022. E outros tantos foram anunciados durante este ano de 2021.

Isto significa que, se a pandemia abrandar e as restrições puderem também ser reajustadas, o próximo ano poderá ser histórico nesse sentido — não nos lembramos de outro ano em que tenham sido anunciados tantos festivais novos de grande dimensão, vários deles de renome internacional.

Carregue na galeria para conhecer os sete novos festivais que deverão chegar a Portugal em 2022.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT