Música

Shakira aceita pagar multa de 7,8 milhões de euros para evitar pena de prisão

A artista de 46 anos ia ser julgada em Barcelona. Antes do início da sessão assinou um acordo com o Ministério Público.
Shakira teve de pagar uma multa de 7,8 milhões de euros.

A voz de êxitos como “Hips Don’t Lie” ou de “Waka Waka”, Shakira, suspirou de alívio esta segunda-feira, 20 de novembro. A cantora não irá cumprir uma pena de prisão após ter reconhecido ter defraudou o fisco espanhol em 14,5 milhões de euros. No entanto, a colombiana terá de pagar multas no valor de 7,8 milhões.

A justiça de Espanha queria que a cantora enfrentasse uma pena de oito anos e dois meses. Esta era acusada de fraude por simular viver fora de Espanha entre 2012 e 2014, apesar de estar casada com o futebolista Gerard Piqué.

A artista de 46 anos iniciou o julgamento, em Barcelona, e, antes de começar o processo, assinou um acordo com o Ministério Público. Aqui, reconheceu a culpa e aceitou o pagamento da multa.

Shakira também já regularizou a dívida de 14,5 milhões de euros de que era acusada, valor a que acresceram 3 milhões em juros de mora. Após o pagamento ficou com a pena de prisão suspensa durante três anos.

Segundo a justiça espanhola, Shakira era residente de Barcelona, entre 2012 e 2014, uma vez que passava mais de seis meses por ano na cidade. Contudo, a autora de “Whenever, Wherever” alegou ter residência fiscal nas Bahamas.

Apesar do argumento da colombiana, o tribunal sublinhou o facto da artista se ter mudado para Barcelona em 2014. Shakira continuou a negar ter vivido na cidade catalã nos anos mencionados nos processos.

Esta não é a primeira vez que a artista sofre problemas com a lei. Em setembro do ano passado, a justiça espanhola já tinha acusado a artista de evasão fiscal. A fraude de mais 6,7 milhões de euros remetia a 2018.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT