Em janeiro Shakira surpreendeu o mundo com o lançamento de um tema sobre o fim do relacionamento com Gerard Piqué, com quem tem dois filhos. Um dos motivos da separação, após 12 anos de vida em comum, terá sido uma alegada traição do espanhol.
“Music Sessions Vol. 53”, uma parceria com o produtor e DJ argentino Bizarrap, está cheio trocadilhos com o nome ao antigo jogador do Barcelona e da atual namorada. A cantora colombiana conta a sua versão da história em versos como “uma loba como eu não está para novatos”; “sou muito grande para ti e por isso é que estás com alguém igual a ti”; “já não regresso, nem que chores ou me supliques” e “as mulheres não choram, as mulheres faturam”.
É precisamente isso — faturar — que a cantora tem feito nos últimos dois meses. “Music Sessions Vol. 53” já valeu 14 recordes do Guiness à colombiana. É a canção latina mais ouvida no Spotify num espaço de 24 horas (com mais de 14 milhões de reproduções), o tema latino com mais visualizações no YouTube em 24 horas (mais de 63 milhões), e a música latina mais ouvida no Spotify no espaço de uma semana (mais de 80 milhões de escutas).
A música atingiu o nono lugar da tabela de vendas da Billboard e o segundo lugar da tabela Global 200. E não se ficou por aqui. A estes feitos, a cantora juntou ainda outros recordes:
— primeira vocalista feminina a estrear-se no top 10 da tabela Billboard Hot 100 com um tema cantado em língua espanhola;
— artista feminina com mais presenças no primeiro lugar da tabela Latin Airplay da Billboard;
— primeira cantora a substituir-se a si própria no primeiro lugar da tabela Latin Airplay da Billboard;
— artista feminina com o maior número de semanas a ocupar o primeiro lugar da tabela Hot Latin Songs da Billboard;
— artista feminina com mais êxitos no top 10 da tabela Hot Latin Songs da Billboard e também a que teve mais êxitos top 10 da tabela Latin Airplay da Billboard;
— artista feminina com mais presenças no primeiro lugar da tabela Latin Pop Airplay da Billboard, no top 10 da tabela Latin Pop Airplay da Billboard e a que teve mais presenças no primeiro lugar da tabela de vendas digitais de canções de música latina da Billboard.
Shakira foi também a artista feminina com maior número de tabelas da Billboard lideradas por um tema cantado em espanhol e a sua música foi a canção latina que mais rapidamente atingiu as 100 milhões de visualizações no YouTube (em dois dias e 22 horas).
No total, Shakira somou 14 records do Guiness apenas dois meses depois do lançamento de “Music Sessions Vol. 53”.