Música

Shakira novamente acusada de fraude fiscal de 6 milhões de euros

Esta é a segunda vez que a artista colombiana de 46 anos é chamada a prestar contas ao fisco espanhol.
Mais uma acusação.

Shakira é novamente acusada de lesar o fisco espanhol em mais de seis milhões de euros, avança o jornal espanhol “El País” esta terça-feira, 26 de setembro. A fraude fiscal remonta a 2018, quando ainda vivia em Espanha com o ex-marido, o antigo jogar de futebol Gerard Piqué.

O casal detinha uma “rede de empresas” que  Shakira usou para “simular” a transferência dos seus direitos para estes negócios instrumentais que serviam como fachada, adianta a publicação,

O fisco espanhol acusa a cantora de “Hips Don’t Lie” de dissimular 5,3 milhões de euros de imposto sobre o rendimento de pessoas singulares, e 700 mil euros adicionais em imposto sobre o património.

A artista de 46 anos também vai ser julgada por acusações de fuga ao fisco no valor de 14 milhões de euros, entre 2012 e 2014. A decisão de avançar com o julgamento da colombiana  foi anunciada por um tribunal espanhol a 27 de setembro do ano passado.

Em julho de 2022, os procuradores do Ministério Público de Barcelona avançaram que iriam pedir uma pena de prisão de oito anos e dois meses e uma multa de 23,7 milhões de euros. Como, segundo a acusação, no período da alegada infração, Shakira já vivia em Barcelona com Piqué, teria os  encargos fiscais comuns a qualquer cidadão espanhol.

No início da investigação, Shakira afirmou, contudo, que nessa época tinha residência fiscal nas Bahamas, país conhecido pela sua legislação tributária favorável aos investidores estrangeiros.

“Estou confiante. Sei que tenho provas suficientes para sustentar o meu caso e que a justiça prevalecerá a meu favor”, afirmou a colombiana numa entrevista publicada em 2022 na revista “Elle”.

Leia o artigo da NiT e conheça melhor a polémica relação de Shakira com o fisco espanhol.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT